Cidadeverde.com

Aparelhos pegam fogo após "explosão" em poste no Monte Castelo

Imprimir
Os moradores do bairro Monte Castelo, zona Sul de Teresina, tiveram seus equipamentos queimados após procedimento de um técnico a serviço da Eletrobrás Piauí para afastar árvores dos fios de alta tensão. Aparelhos eletrônicos pegaram fogo. O curto-circuito revoltou os populares, que prestaram queixa no 6° Distrito Policial e prometem entrar com ação na Justiça caso a empresa não arque com os prejuízos.

Fotos: Jordana Cury / Cidadeverde.com
 
Segundo o funcionário público Pedro Sobrinho, morador do bairro, na tarde da última segunda-feira (25) a Eletrobrás foi acionada para podar as árvores que estariam tocando nos fios e provocando pequenos curtos.
 
Hoje, ao tentar resolver a situação, o problema teria se agravado com uma pequena explosão, que provocou a queima de quatro televisores, duas geladeiras e dois ventiladores. Para evitar mais danos, o morador, já exaltado, teria tomado o equipamento dos técnicos.

 
“O rapaz da Eletrobrás pegou uma vara e começou a mexer nos fios, sem desligar a chave de eletricidade. Aí queimou tudo, teve TV que pegou até fogo. Ele ia continuar fazendo isso, então eu fui e tomei a vara para evitar que os prejuízos fossem maiores”, explicou Sobrinho. Na casa do funcionário público foram queimadas duas televisões e dois ventiladores que estavam ligados no momento da explosão. 


Na residência ao lado, Salete Hermes se assustou quando a neta de apenas 9 anos avisou que a TV estava “pegando fogo”. “Ela estava sentada assistindo TV no quarto e eu estava na cozinha. Aí ela veio e me disse: Vovó, a TV pegou fogo e desligou sozinha”, contou Salete.
 
A gestante Tatiane Torres, que mora a duas quadras do local onde os técnicos estavam trabalhando, teve duas geladeiras e a TV queimadas. “Eu também estava assistindo, quando vi só foi só a faísca saindo”, contou.


Os moradores afirmam que entrarão com ação na Justiça caso os prejuízos não sejam arcados pela empresa.
 
A Eletrobrás
O técnico da Eletrobrás Elismar Bezerra garante que a chave de energia havia sido desligada antes dos procedimentos e afirma que o motivo do curto-circuito que causou a queima dos aparelhos ainda não foi averiguado.
 
“Não sabemos o que causou isso. Nós estávamos trabalhando corretamente, desligamos a energia e usamos a vara de manobra para afastar os galhos dos fios. Aí, quando teve essa explosão, o senhor que morava em frente à praça se zangou, começou a brigar com a gente e tomou a vara. Nós, que não somos obrigados a discutir com ninguém, apenas saímos de perto dele. Quando a outra equipe chegou ele devolveu o equipamento”, explicou Bezerra.
 
O técnico disse ainda que os funcionários estão trabalhando para identificar o motivo dos prejuízos. “Vamos ver se o transformador foi realmente queimado. Depois vamos nas casas que tiveram equipamentos queimados para verificar se a causa foi mesmo o curto circuito”, finalizou.
 
Jordana Cury (Especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais