Cidadeverde.com

Aparelhos pegam fogo após "explosão" em poste no Monte Castelo

Os moradores do bairro Monte Castelo, zona Sul de Teresina, tiveram seus equipamentos queimados após procedimento de um técnico a serviço da Eletrobrás Piauí para afastar árvores dos fios de alta tensão. Aparelhos eletrônicos pegaram fogo. O curto-circuito revoltou os populares, que prestaram queixa no 6° Distrito Policial e prometem entrar com ação na Justiça caso a empresa não arque com os prejuízos.

Fotos: Jordana Cury / Cidadeverde.com
 
Segundo o funcionário público Pedro Sobrinho, morador do bairro, na tarde da última segunda-feira (25) a Eletrobrás foi acionada para podar as árvores que estariam tocando nos fios e provocando pequenos curtos.
 
Hoje, ao tentar resolver a situação, o problema teria se agravado com uma pequena explosão, que provocou a queima de quatro televisores, duas geladeiras e dois ventiladores. Para evitar mais danos, o morador, já exaltado, teria tomado o equipamento dos técnicos.

 
“O rapaz da Eletrobrás pegou uma vara e começou a mexer nos fios, sem desligar a chave de eletricidade. Aí queimou tudo, teve TV que pegou até fogo. Ele ia continuar fazendo isso, então eu fui e tomei a vara para evitar que os prejuízos fossem maiores”, explicou Sobrinho. Na casa do funcionário público foram queimadas duas televisões e dois ventiladores que estavam ligados no momento da explosão. 


Na residência ao lado, Salete Hermes se assustou quando a neta de apenas 9 anos avisou que a TV estava “pegando fogo”. “Ela estava sentada assistindo TV no quarto e eu estava na cozinha. Aí ela veio e me disse: Vovó, a TV pegou fogo e desligou sozinha”, contou Salete.
 
A gestante Tatiane Torres, que mora a duas quadras do local onde os técnicos estavam trabalhando, teve duas geladeiras e a TV queimadas. “Eu também estava assistindo, quando vi só foi só a faísca saindo”, contou.


Os moradores afirmam que entrarão com ação na Justiça caso os prejuízos não sejam arcados pela empresa.
 
A Eletrobrás
O técnico da Eletrobrás Elismar Bezerra garante que a chave de energia havia sido desligada antes dos procedimentos e afirma que o motivo do curto-circuito que causou a queima dos aparelhos ainda não foi averiguado.
 
“Não sabemos o que causou isso. Nós estávamos trabalhando corretamente, desligamos a energia e usamos a vara de manobra para afastar os galhos dos fios. Aí, quando teve essa explosão, o senhor que morava em frente à praça se zangou, começou a brigar com a gente e tomou a vara. Nós, que não somos obrigados a discutir com ninguém, apenas saímos de perto dele. Quando a outra equipe chegou ele devolveu o equipamento”, explicou Bezerra.
 
O técnico disse ainda que os funcionários estão trabalhando para identificar o motivo dos prejuízos. “Vamos ver se o transformador foi realmente queimado. Depois vamos nas casas que tiveram equipamentos queimados para verificar se a causa foi mesmo o curto circuito”, finalizou.
 
Jordana Cury (Especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais