Cidadeverde.com

Cepro e Ccom organizam estudo sobre acidentes de trânsito no Piauí

Imprimir

Pelo baixo custeio - relativo a outros veículos-, facilidade de aquisição, manutenção simples e agilidade no trânsito, a motocicleta é hoje um dos meios de transporte mais popular do país. Uma das conseqüências dessa grande popularidade é o alto índice de acidentes envolvendo este meio de transporte que, invariavelmente, resultam em perdas para a sociedade.
 
Fotos: Helder Sousa/Cidadeverde.com


Com o objetivo de identificar as causas dos acidentes envolvendo a categoria de condutores e passageiros de motocicletas no Estado do Piauí, bem como proceder ao levantamento das conseqüências previdenciárias e sociais dessas respectivas ocorrências, a Fundação CEPRO, juntamente com a coordenadoria de Comunicação do Estado – Ccom estão organizando um estudo para embasar políticas públicas que combatam este tipo de dano.
 
“Queremos gerar, a partir deste estudo, maior embasamento a partir de dados que nos tragam as causas e efeitos dos acidentes com motos, além do reflexo desses acidentes nas questões que envolvem o indivíduo, a sociedade, a família, a economia e a saúde pública”, explica o coordenador de comunicação do estado, Fenelon Rocha.
 
A Fundação CEPRO, que está no processo de elaboração do estudo, bem como da confecção dos questionários que serão utilizados metodologicamente, trabalhará ainda com a coleta de dados em ambiente interno (pesquisa de índices em documentos oficiais) e externo (unidades hospitalares públicas, STRANS, DETRAN, Polícia Rodoviária Federal, dentre outros), entrevistas, processamento e apuração técnica dos dados, análise e elaboração do relatório de pesquisa.
 
“A pesquisa da Cepro será de fundamental importância para que o Estado faça um diagnóstico sobre os problemas que a sociedade piauiense enfrenta com relação ao tráfego de motos, acidentes, vítimas”, define o presidente da Fundação CEPRO, Raimundo Cardoso de Brito Filho. Segundo ele, a meta da Fundação é servir como uma bússola para o Governo, diagnosticando problemas cujas soluções sejam de interesse do Estado. “A instituição está preparada para indicar informações que auxiliem o Governo neste sentido”, finaliza.
 
Números
De acordo com dados da Conjuntura Econômica do Piauí, Boletim Analítico confeccionado pela Fundação CEPRO, no ano passado, foram matriculados, no Piauí, 80.255 veículos, sendo que a motocicleta participou com 45.822 unidades; seguida do automóvel, com 20.869 unidades; motoneta, com 6.063 unidades e, por último, a caminhonete com 4.533 unidades inscritas.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais