Cidadeverde.com

Bancários cobram mais segurança e fazem reunião com Robert Rios

Imprimir

Cerca de 200 bancários presentes no ato de protesto contra a falta de segurança nas agências e para lembrar a morte do gerente do BB de Luzilândia, Humberto Rodrigues Veloso. A categoria ergueu uma faixa preta em luto.


Em discurso, os sindicalistas lamentam a morte do colega, que completou 7 dias. Eles falam do medo e da insegurança, que tomou conta da profissão e fizeram uma oração.

 
Thiago Amaral/Cidadeverde.com



O presidente do sindicato, José Ulisses de Oliveira, apresentou números do aumento da violência e dos assaltos a bancos no Piauí. Os dados revelam que 85 assaltos ocorreram nos últimos 15 anos. O recordista é o Banco do Brasil, com 55 agências assaltadas, a maioria no interior.


Amanhã (10) a categoria irá participar de uma audiência com o comando geral da PM e o secretário de Segurança Robert Rios, às 10h. Também está marcada para as 10h de amanhã uma audiência pública na Assembleia Legislativa. A meta dos bancários é levar a discussão para a Câmara Federal.





Eles querem a criação de um projeto de lei que reforce a segurança pública especialmente nos municípios localizados em divisas com outros estados, que são os principais alvos por conta da facilidade de fuga para os bandidos.





A deputada estadual Flora Izabel (PT) também participou do ato. Ela é autora de uma lei sancionada em 2007, que determina o reforço da segurança nas agências, incluindo instalação de alarme ligado às delegacias de polícia.





A lei até hoje não foi posta em prática e a deputada informou que já conversou com o Ministério Público para que se cobre o cumprimento. Uma das reclamações da petista diz respeito aos caixas eletrônicos, que não contam com porta giratória, diferenciados do restante das agências. Ela diz que alguns bancos tiveram lucro de mais de R$ 10 milhões, então não justifica a falta de investimento.


Ulisses reclamou que uma agência do Itaú foi inaugurada em Picos recentemente sem porta giratória. Ele defendeu que é preciso reforçar a segurança pública e para isso é necessário uma ampla discussão na sociedade.


Matéria relacionada
Sindicato dos Bancários faz protesto contra insegurança nos bancos



Flash de Fábio Lima
Redação de Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais