Cidadeverde.com

Jornalistas de todo o Brasil fazem tour especial na Serra da Capivara

Imprimir
Os jornalistas que participaram da III Press Trip organizada pela Associação Sanraimundense dos Empreendedores de Turismo (Asset), no último final de semana, deverão publicar nos próximos meses uma série de matérias sobre o potencial turístico da região de São Raimundo Nonato (525 km de Teresina), em especial destacando o Parque Nacional Serra da Capivara – Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Fotos: André Pessoa

Com apoio da empresa aérea Avianca, ao todo vieram ao Piauí representantes de 10 veículos nacionais, entre eles os jornais Folha de Pernambuco, de Recife/PE, e do jornal A Tarde, de Salvador/BA. O restante do grupo era formado por repórteres de revistas, sites, emissoras detelevisão e jornais de São Paulo. Entre esses órgãos, destaque para as
revistas Terra da Gente, Capricho, Host & Travel, Mitsubishi e Aventura e Ação.

Alguns desses jornalistas já conheciam o Parque Nacional Serra da Capivara e retornaram ao sertão do Piauí para entrevistar a arqueóloga Niéde Guidon, visitar as novas e modernas instalações do Museu do Homem Americano e as obras de estruturação turística em andamento no Parque Nacional Serra das Confusões, na região de Caracol, distante cerca de 100 km da Serra da Capivara.


Um dos destaques desse evento foi a entrevista coletiva da estudante Ana Caroline, de 14 anos, do projeto social Pró-Arte da Fundação Museu do Homem Americano, que foi escolhida pelo escritório do Iphan em São Raimundo Nonato para representar o Brasil num encontro sobre arte rupestre que vai acontecer em junho na Espanha. A estudante piauiense conversou com os repórteres e contou um pouco sobre seu trabalho de guia mirim.

Para o experiente escritor e jornalista mineiro Sérgio Túlio Caldas, autor do livro “Nas fronteiras do Islã”, e do premiado documentário “Patrimônios da Caatinga”, lançado em 2001 destacando as serras da Capivara e Confusões, essa foi sua quarta viagem ao Piauí. “Foi um show a nova visita ao parque, aos amigos que pude rever. Foi mais uma vez a constatação da riqueza, do poder, da história impressionante que essa região guarda”, disse emocionado o repórter que morou durante um ano em Angola, trabalhando para TV estatal africana.


Para o jornalista carioca Sérgio Adeodato, especialista em Amazônia e desenvolvimento sustentável, autor de inúmeros livros sobre meio ambiente e reciclagem, que retornou ao Piauí para fazer matéria para revista Terra da Gente, já que alguns meses atrás ele esteve na Serra da Capivara fazendo matéria para o jornal Valor Econômico, o retorno é sempre rico em novos conhecimentos. “A estruturação do parque das Confusões certamente fortalecerá o turismo nessa área do sertão piauiense”, disse.


Quem também retornou a Serra da Capivara foi o repórter paulista Fábio Murakawa, autor da primeira matéria denunciando o descaso do governo federal com a cidade de Guaribas, símbolo do programa Fome Zero. Na época, meados de 2005, Murakawa publicou seu relato na agência Reuters, o que desencadeou matérias em jornais e sites do mundo inteiro. De volta ao Piauí, ele ficou interessado em destacar novamente o trabalho das mulheres que ficam nas guaritas da Serra da Capivara, pois alguns anos atrás ele já tinha publicado matéria sobre esse mesmo assunto na revista Criativa.

Em menos de seis meses, essa foi a terceira ação para trazer jornalistas ao Piauí através da iniciativa privada coordenada pela Asset. O evento teve o apoio da Prefeitura do município de São Raimundo Nonato, que em 2012 completa 100 anos.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais