Cidadeverde.com

Metrô de Teresina vai parar por três dias a pedido do Ministério Público

Imprimir
O Ministério Público e a Companhia Metropolitana de Teresina fizeram um acordo para paralisar por três dias o Metrô de Teresina: de sexta(20) a domingo(22) para que seja feita uma vistoria, por conta dos constantes descarrilamentos. 

Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com

O promotor Fernando Santos propôs que a parada já iniciasse nesta quinta-feira(19), mas após discussão eles chegaram a um acordo de parar na sexta-feira. Participam da reunião o presidente da Companhia, Marcos Silva, o diretor administrativo Antônio Sobral e o presidente do sindicato dos Metroviários, Daniel Vieira do Nascimento. 

Em um mês, o Metrô de Teresina descarrilou por três vezes, duas delas de forma perigosa, sobre a ponte do rio Poti no bairro Ilhotas, zona Sul e um terceiro no bairro Renascença, zona Sudeste. Um outro incidente aconteceu por conta de falha mecânica, próxima a estação Central. 


O promotor disse que na vistoria será feito um raio X sobre a malha ferroviária de Teresina para que a população tenha confiança no sistema. “É preciso mostrar que o metrô é seguro e haja garantia de que não tenha novos descarrilamentos”, disse Fernando Santos, que vai convidar um engenheiro do CREA para fazer parte da vistoria. 

O presidente da Companhia Metropolitana, Marcos Silva, disse que concorda com a vistoria que veio em um momento certo, mas reafirma que o metrô é seguro e que está havendo sabotagem. “A área que aconteceu o incidente no Renascença é restrita e quem entrou foi intencional”, afirmou. 


O advogado da Companhia, Marcos Antonio de Araújo Santos, revelou que há indícios que os três descarrilamentos foram sabotagens. Já que são 21 anos de existência do metrô, foram registrados apenas sete acidentes e três ocorreram dentro de um mês. Por isso registraram boletim de ocorrência e acionaram a Polícia Federal. 

Diariamente, o Metrô transporta 13 mil passageiros da zona Sudeste até o Centro de Teresina. 



Flash de Yala Sena
Redação Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais