Cidadeverde.com

Bancadas do PI, MA e PA se unem para criar novos estados, diz Júlio César

Imprimir

O deputado federal Júlio César Lima informou que as bancadas federais dos estados do Maranhão e do Pará ajudarão a bancada do Piauí para aprovar o projeto de criação dos Estados do Gurgueia e do Maranhão do Sul.  Haverá uma mobilização da bancadas para pressionar a apreciação dos dois projetos na Câmara Federal.

Júlio César informou que as bancadas dos Pará e do Maranhão já hipotecaram apoio para a criação dos estados do Gurgueia e do Maranhão do Sul. “Nossa expectativa é que com a criação desses dois outros estados, o Piauí perderá pouco se criar e perderá muito se não criar o Gurgueia. O mesmo acontece com o Maranhão. Há uma possibilidade de quase dobrar os recursos”, emendou.


O Pará, por exemplo, tem um percentual no bolo tributário bem maior que Piauí, é de mais de 6,2%, com a perda do Carajás e do Tapajós, o Pará ainda continua grande, por conta da concentração populacional. “O Pará tem 7,5 milhões de habitantes. O Carajás ficaria com 1,7 milhão de habitantes e o Tapajós com 1,1 milhão de habitantes. Mas a riqueza do Pará se concentra no Carajás, onde está o maior PIB, por conta do minério. Daí pode ter complicações para sua criação”, analisou Júlio César.

Segundo o deputado federal Júlio César Lima, o Piauí perde recursos se não criar o Gurguéia. Ele afirmou que o estado passa a dividir parte do bolo tributário com outros estados que estão sendo criados.  Júlio César informou que o Piauí tem 4,32% do bolo nacional, e que a distribuição segue os mesmos critérios da divisão do FPE (Fundo de Participação dos Estados), quem é mais pobre recebe uma fatia maior, quem é mais rico recebe menos.

Pelos dados do deputado, o Piauí perderá recursos na ordem de R$ 25 milhões a R$ 30 milhões por mês, que deverão ser repassados para duas outras unidades federativas que estão sendo criadas, desmembradas do estado do Pará: Carajás e Tapajós. “Eles tiram do bolo tributário e os estados mais pobres, que tem maior participação no FPE, é que perdem mais com isso, por isso, deve-se votar e criar logo o estado do Gurgueia. Temos que neutralizar a fuga de recursos”, argumentou o parlamentar.

Segundo o deputado, as perdas do Piauí com o PIB serão mínimas, porque o Gurgueia tem produção irrelevante com relação do PIB do Piauí. “Só tem vantagens para criar o Gurgueia. Até a partilha dos royalties do petróleo aumentam, porque seguem o mesmo critério de partilha que o fundo de participação e os estados mais pobres recebem mais. Os estados mais ricos devem receber menos”, enfatizou.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais