Cidadeverde.com

Uruçuí: Câmara decide substituir prefeito pelo vice até 30 de maio

A Câmara Municipal de Uruçuí decidiu na manhã desta quarta-feira (25), pela substituição do prefeito Valdir Soares (PT) e a posse do seu vice, Elmar Leitão de Carvalho, até o final desta semana. A decisão foi tomada após o político ter apresentado um atestado médico como justificativa pelo não comparecimento à Câmara para prestar depoimento sobre supostas irregularidades em seu mandato.  

Valdir Soares pode voltar ao cargo a partir do dia 30

Valdir Soares apresentou atestado médico do cardiologista Thenyson Pereira Leitão alegando hipertensão arterial grave. Ele teria se sentido mal em uma visita a sede Agespisa, em Teresina, neste mês. A Câmara entendeu que os mesmos motivos alegados para que não prestasse o depoimento também o impedem temporariamente de exercer o mandato. Em sessão extraordinária realizada hoje (25) foi determinado que Elmar Leitão permanecerá no cargo até a meia noite do dia 29 de maio. Após a data, Valdir poderá retornar ao cargo. 

O gestor substituído está sendo investigado por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) aberta pela Câmara, após várias denúncias de fraudes em licitações, contratações indevidas, emissões de cheques sem fundo, entre outras acusações. A CPI foi aberta em 21 de fevereiro deste ano e se encerra até o dia 6 de junho. O depoimento do prefeito foi considerado desnecessário agora, uma vez que ele poderá se defender nas alegações finais. Segundo o assessor jurídico do órgão, José Cavalcante, o julgamento de Valdir Soares acontecerá entre os próximos dias 3 e 6.

Foto: Notícias de Uruçuí
Atestado médico apresentado pelo prefeito

As denúncias contra Valdir Soares que motivaram a abertura da CPI foram realizadas pelo ex-secretário municipal de Governo, Juarez Maia. Segundo Juarez, o prefeito teria desviado um imposto no valor de R$ 1 milhão colhido em uma transação comercial envolvendo a venda de uma fazenda em 2009 e ainda o desviado de verbas federais carimbadas da União destinadas para a Saúde e Educação. As informações estão no site da Câmara de Uruçuí.

Foto: Notícias de Uruçuí
Vice-prefeito, Elmar Leitão ficará no cargo nos próximos dias 

Posse
Empossado, Elmar Leitão garantiu à imprensa que nesses cinco dias que permanecerá no cargo não irá demitir nem admitir funcionários. Afirmou ainda que não permitirá saques do dinheiro da prefeitura.

Outro caso
Valdir foi um dos gestores presos na Operação Geleira, da Polícia Federal, desencadeada em janeiro deste ano. Na ocasião ele foi acusado de usar notas fiscais frias para justificar gastos na administração.

Com informações do site da Câmara de Uruçuí
Jordana Cury (Especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais