Cidadeverde.com

Exposição reúne peças feitas com material reciclável em Teresina

Imprimir
As mãos talentosas e, talvez miraculosas, do artista Manoel Severino transformam sacos de leite que teriam como destino o lixo em ornamentos que costumamos pagar caro para adquiri-los. Utilitários como bolsas, estojos, aventais, porta-absorvente, portas-moedas, dentre outros, estão em exposição desde as 8h, até as 19h de hoje, no Teatro Municipal João Paulo II. A entrada é franca.

A exposição é em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi criado em 05 de junho de 1972. "O Dia Meio Ambiente e da Ecologia caiu em um domingo (05) neste ano, por isso estamos realizando a exposição apenas hoje (07), por ser um dia de semana útil. Os trabalhos produzidos de janeiro até agora pela turma da oficina de reciclagem, como materiais utilitários e ornamentos estarão à mostra", explica o artista, que também é curador da mostra. Materiais de plástico e vidro em geral, arame, dentre outros, são a matéria-prima que matam a sede de arte dos jovens artistas alunos oficina, oferecida no teatro gratuitamente.

O TMJPII é mantido pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e atende principalmente a região do grande Dirceu, zona Sudeste da capital. Manoel Severino tem um trabalho de reciclagem que vem ganhando destaque por trabalhar com embalagens de leite que, à primeira vista, não parecem ser produzidas por tais matérias-primas. E ele espalha todo esse seu conhecimento para todos os interessados há 25 anos.

Uma enorme quantidade de lixo é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies de animais. A escolha deste dia 05 como Dia Mundial do Meio Ambiente, se deu em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas. A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre os danos causados frequentemente à natureza.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais