Cidadeverde.com

Stael e Romeiro garantem vaga e Sul-Americano de Judô terá 3 piauienses

Imprimir
Três piauienses conquistaram vaga para o Sul-Americano Sub-17 e Sub-20 de Judô da Colômbia, que acontecerá em julho. Na tarde deste domingo (12), no ginásio do Sesc Ilhotas, em Teresina, mais dois judocas Sub-17 se juntaram a Antônio Fabrício Alves (-55kg), que ontem também conquistou sua vaga no Sub-20: João Batista Romeiro e Stael Torres.

Fotos: Carol Riedel/Cidadeverde.com
João Batista Romeiro vai para seu terceiro sul-americano

O judoca João Batista Romeiro (-73kg) foi o segundo piauiense classificado. "É bom demais! Eu esperava ter de fazer mais lutas. Na minha categoria eram 18 inscritos, mas só vieram seis. Mesmo assim, os que vieram eram muito bons", disse Romeiro, abraçado pelos amigos e familiares que torceram por ele na competição. 


O primeiro sul-americano de João Batista foi em 2007, como Sub-13. Na época, ele conseguiu apoios de empresas, amigos e órgãos públicos para poder viajar e faturar o bronze. Em 2010, após uma maratona de 10 lutas, ele ganhou a seletiva e já ingressou na seleção brasileira Sub-17 bancado pela Confederação. Foi prata.


Bronze em 2003, prata em 2010 na Argentina, João Batista Romeiro está subindo a escada do pódio gradualmente. Bronze no Campeonato Brasileiro Sub-17 do ano passado, neste ano ele foi prata no mesmo torneio. 

Stael Torres vai estrear no torneio internacional

Stael Torres, 16 anos, também venceu suas duas lutas finais, contra dois paulistas, todas por Ippon. No ano passado, ele havia disputado a mesma seletiva e perdido a primeira luta. Neste ano, não teve para ninguém. Será o primeiro sul-americano do judoca.

"Foi mais difícil que eu esperava. O nível foi muito forte. Mas, agora vou treinar mais para conquistar o sul-americano", disse Stael, irmão de Stanley Torres, judoca com várias medalhas no Brasil e no exterior. Em 2010, ele também terá as Copas Revelação, em São Paulo, e Minas Gerais, além das Olimpíadas Escolares Brasileiras.


Para a torcida, a sensação da seletiva foi o piauiense Thyago Farias (-60kg). Ele surpreendeu a todos ao conquistar vaga para a fase final. Terminou o primeiro rodízio empatado com Marlon Martins (RS) e Hiago Porilo (SP). Na rodada de desempate, o piauiense venceu novamente Marlon por Ippon, mas perdeu já na prorrogação para Hiago, após sofrer uma punição. Ficou com o segundo lugar.

Ampliada às 17h40

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais