Cidadeverde.com

Cães farejadores começam a atuar na vistoria da Casa de Custódia

Imprimir
A partir desta terça-feira (14), cães farejadores passarão a atuar nas vistorias que serão realizadas na Casa de Custódia. A ação faz parte de um convênio firmado entre a Secretaria de Segurança e a Polícia Rodoviária Federal e visa reprimir o tráfico e o uso de entorpecentes na penitenciária. 

Thiago Amaral/CidadeVerde.com
Tenente Anselmo Portela, diretor de presídios

De acordo com o diretor de presídios, tenente Ancelmo, as vistorias com os animais serão realizadas pelo menos uma vez por semana. "Não existe aparelhagem que detecte a droga, por isso o cão ainda é um dos meios mais eficazes", pontua. Sem querer revelar números, o tenente informa que este ano já foi apreendida uma "quantidade razoável" de entorpecente no presídio e que a tendência é reprimir ainda mais o tráfico e o consumo na Casa de Custódia. 

 
"Queremos ainda firmar em breve um convênio com a Polícia Militar para que possamos utilizar ainda os cães do canil e aumentar a frequência deste tipo de vistoria", afirma.




Na última quinta-feira (9), policiais rodoviários levaram dois cães farejadores, que tiveram o primeiro contato no estabelecimento, para ter o conhecimento das áreas a serem vistoriadas. 



Segundo o capitão Marinho, gerente da Casa de Custódia, o objetivo da parceria com a PRF é descobrir o esconderijo de drogas, onde geralmente são guardadas armas feitas pelos próprios presos. “Com isso, teremos um método mais eficaz para combater o tráfico e consumo de drogas, não só na Casa de Custódia, mas em outros estabelecimentos prisionais”, afirmou.




Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais