Cidadeverde.com

Lançado em Teresina dvd com a história do finado Gregório

Imprimir

Para os que cultuam a fé e têm interesse em conhecer um pouco mais da história do Finado Gregório, o acadêmico de jornalimo Rafael Nolêto lançou recentemente o dvd "Finado Gregório: Mártir Milagreiro", contando a saga e mostrando a devoção do povo a esse santo popular, um personagem enigmático que foi martirizado aos 18 anos de idade, no dia 17 de outubro de 1927.


O motorista Gregório é considerado um santo para muitos. Outros acreditam que se tornou uma alma bendita. O fato é que até hoje a história de Gregório atrai centenas de romeiros em busca de graças. Em Teresina, está localizado o monumento e também o túmulo do finado, pontos de romaria onde fiéis deixam pedidos, agradecimentos e orações.

Monumento ao finado Gregório, às margens do Rio Poty, em Teresina (PI)


No dvd, você poderá conhecer melhor a história de Gregório e ouvir interessantes relatos dos devotos desse santo popular. "A inspiração veio de um documentário argentino sobre 'La difunta correa', uma santa popular da região que movimenta até o mesmo o turismo por lá", comenta Rafael.


Rafael Nolêto

O jovem buscou ainda ressaltar no material depoimentos de pessoas que acreditam nos poderes milagreiros do jovem paraibano Gregório Pereira dos Santos, que foi executado no início do século passado às margens do Rio Poty, em Teresina, depois de preso por três dias sem comida e água.


O jornalista diz que apesar de ter sido feito com poucos recursos, o documentário sobre Gregório é fruto de muita dedicação e ele esperar contribuir com a história piauiense. "Sempre me interessei por pesquisar folclore, principalmente o regional, aí comecei a procurar em Teresina pessoas que eram devotas o finado Gregório, que deram seus depoimentos. Eu já tinha visto a produção da tv cidade verde e achei bacana explorar um pouco mais a história, ouvindo os devotos", destaca.


Rafael explica que a duração total do dvd é de 15 min. 45 s, e que inclui o Documentário (11:21min) e um vídeo bônus com oração ao finado Gregório (04:24 min). Em breve, o jornalista lançará sua mais nova produção. "Vou lançar outro documentário sobre internet e religiosidade no Piauí, que está sendo melhor produzido" finaliza.



História de Gregório


Em 1927, o adolescente Gregório foi levado à cidade de Barras, 119 km ao norte da capital, para trabalhar como motorista do único automóvel existente na região, que pertenceu a um comerciante e depois à paróquia.


O padre da cidadezinha na época, Monsenhor Lindolfo Uchoa, preparava-se junto com autoridades locais para receber a visita do bispo diocesano de Teresina, D. Severino Vieira de Melo. O grupo rumou então para a capital a fim de conduzir o bispo até Barras.


Na saída da cidade para a capital, o automóvel dirigido por Gregório, em um infeliz acidente, atropelou e matou o filho do tenente-delegado Florentino Cardoso. Recuperando-se ainda de uma doença, a criança não resistiu aos graves ferimentos do choque com o automóvel e sua morte causou comoção em toda a região.
 

Conhecido por sua braveza, Florentino Cardoso manteve o jovem Gregório Preso durante três longos dias, sem comida nem água. Ao ter a certeza do falecimento do filho, o delegado trouxe o motorista acorrentado até Teresina, mas precisamente a margem do Rio Poty, na divisa entre os bairros Cabral e Porenquanto, e o executou com três tiros. Testemunhas afirmam que Gregório teria morrido clamando por água.
 

É comum passar pelo memorial em forma de gota erigido em sua homenagem e ver dezenas de garrafas d´água, ex-votos dos que acreditam terem sido agraciados pela interseção divina do Finado Gregório.



Sinopse:
"O Finado Gregório é um personagem enigmático que foi martirizado aos 18 anos de idade, no dia 17 de outubro de 1927. Por alguns é considerado um santo. Outros acreditam que se tornou uma alma bendita. O fato é que até hoje a história de Gregório atrai centenas de romeiros em busca de graças. Em Teresina, capital do Piauí, está localizado o monumento e também o túmulo do finado, pontos de romaria onde fiéis deixam pedidos, agradecimentos e orações. Neste DVD, produzido por Rafael Nolêto, você poderá conhecer melhor a história de Gregório e ouvir interessantes relatos dos devotos desse santo popular".



Mais informações: http://finadogregorio.blogspot.com/



Por Péricles Mendel
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais