Cidadeverde.com

Folguedos: Boi de Brasília é atração; 450 piauienses vivem no DF

Imprimir
Brasília e Piauí tem mais coisas em comum do que a gente imagina. A capital federal, por exemplo, com seus 2,5 milhões de habitantes, possui o terceiro maior grupo de migrantes de sua população composta por piauienses e seus descendentes, segundo a Subsecretária distrital de Mobilização e Eventos da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, Fátima de Deus. Ela é uma das responsáveis pelo intercâmbio cultural que está acontecendo no 35º Festival de Folguedos em Teresina, onde o grupo Bumba-meu-boi de Seu Teodoro, o mais tradicional de Brasília, se apresenta na capital piauiense.




“Este é o grupo mais antigo e mais importante do Distrito Federal, tombado como patrimônio imaterial”, explica Fátima. Ela informa ainda que o grupo teve origem há 48 anos, e foi criado pelo maranhense de São Vicente de Férrea, Teodoro Freire. “O boi tem tudo a ver com o Piauí porque foi criado aqui. Eu já disse muito para o seu Teodoro: ‘o boi é do Piauí, mas foram os maranhenses que se apropriaram’”, diz, entre risos.


Fátima explica ainda que o grupo foi escolhido para representar Brasília nos Folguedos atendendo a um convite da Fundação Cultural do Piauí (Fundac) e que este será o primeiro passo para uma proximidade maior entre o Distrito e o Estado.

“Temos muitas coisas em comum e estamos estreitando os laços. O Piauí tem um potencial enorme no folclore, artesanato, rendeiras e uma grande festa que é o Dia do Piauí em Brasília. São 450 mil piauienses, compondo a 3ª maior comunidade na cidade. Em todos os lugares onde eu trabalhei lá havia pelo menos dois piauienses”, informa a Subsecretária, que também nasceu no Piauí.

Segundo Fátima de Deus, Brasília que quer ser a grande capital da cultura do Brasil e ser a grande vitrine nacional na copa de 2014 e o Piauí tem uma grande riqueza folclórica e cultural que pode ter um grande papel nisto.


Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais