Cidadeverde.com

Theatro 4 de Setembro reabre com Festival de Música Instrumental

Imprimir

O I Festival de Música Instrumental de Teresina traz grandes nomes da música brasileira para os palcos do Theatro 4 de Setembro e Palácio da Música. O evento marca a reabertura do Theatro 4 de Setembro, que estava fechado há seis meses para reforma e adaptações em sua estrutura para garantir seu perfeito funcionamento.


E para incrementar ainda mais o evento, vários instrumentistas da capital fazem uma mostra de técnica e talento com apresentações imperdíveis. A entrada custa R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia), e para os alunos inscritos nas oficinas, é gratuita.

 
Na segunda-feira, às 19h, a abertura será com um concerto da Orquestra Sinfônica de Teresina sob regência do maestro Aurélio Melo no Palácio da Música. Na terça-feira, as apresentações no Theatro 4 de Setembro começam com um grande show dos piauienses Thiago Cabral e Luizão Paiva, que se apresentam a partir das 20h.

 
Thiago foi convidado para fazer a abertura da programação de shows no Theatro 4 de Setembro por ter sido o grande vencedor da Categoria Instrumental do 17° Festival de Música Chapada do Corisco – Chapadão, realizado no mês de maio pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves. Ele ganhou a primeira colocação da categoria com a música “A Dois” e o terceiro lugar com “1st Bossa”.

 
O músico é licenciado em música pela UFPI e estudou piano na Escola de Música de Teresina, no Projeto Música para Todos e na Escola de Música Adalgisa Paiva. Também é especialista em musicologia histórica e mestre em musicologia sistemática do Século XX pela Universidade Federal da Paraíba.

 
Thiago Cabral se apresenta juntamente com o Bumba Trio, que utiliza-se de composições instrumentais autorais com forte sotaque jazzístico na intenção de reunir os mais variados padrões musicais genuinamente nacionais: samba, baião, afoxé, bossa nova, dentre outros; procurando retratar – por meio de sonoridades – a sensibilidade e a diversidade cultural que há em nosso país. O grupo existe desde 2004 e é composto pelos seguintes músicos: Flaubert Viana (Sax Tenor/Flauta Transversal); Rafael Viana (Bateria); Thiago Cabral (Piano). O show contará com as participações especiais dos músicos Valdi Coyote (contrabaixo) e Geraldo Brito (guitarra).

 
E para tornar a noite ainda mais perfeita, um dos maiores pianistas de jazz do país toma o palco do Theatro 4 de Setembro: o piauiense Luizão Paiva. Músico com técnica apurada, ganhou vários prêmios tocando música erudita e jazz.

 
Pianista, maestro, arranjador e compositor, Luizão Paiva toca piano desde os seis anos de idade e começou seus estudos de música com sua avó, Adalgisa Paiva, que fora aluna de Villa-Lobos. Estudou por vários anos na escola Pró-Arte no Rio de Janeiro e seguiu para Berklee College of Music, em Boston, EUA, onde se graduou em música (composição, arranjos e performance). Durante sua permanencia em Boston apresentou-se em vários clubs de jazz e recebeu da Berklee College of Music o prêmio Lennie Johnson, por mérito musical.

 
 
O I Festival de Música Instrumental será o maior encontro de instrumentistas da capital com atrações de vários cantos do país e que atendem aos mais variados estilos. É uma realização da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, oferecendo oficinas de bateria, guitarra, baixo, piano, violão, saxofone, trombone, trompete, violoncelo, violino, viola, o evento conta ainda com shows de grandes nomes da música brasileira.

 
 
Outros piauienses também se apresentarão no Saideira Session, dentro do Festival, entre os dias 05 a 09 de julho a partir das 22h, no Restaurante Tambo Mambo, localizado na Rua das Tulipas, N° 825, Jóquei.

 
 
Confira a programação da Saideira Session:
 
 
 
Terça (05/07) - Colombo e Grupo Manga de Fiapo
 
Quarta (06/07) - Júlio Medeiros – Som D’Arquitetura
 
Quinta (07/07) - Geraldo Brito
 
Sexta (08/07) - Orquestra Nostalgia e 4 Sessions
 
Sábado (09/07) - Quarteto Tamoio e Paulo Dantas

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais