Cidadeverde.com

Ithamara Koorax faz show no Theatro 4 de Setembro nesta quinta-feira (7)

Imprimir
Nesta quinta-feira (7), o I Festival de Música Instrumental de Teresina presenteia o público com uma noite de jazz no Theatro 4 de Setembro. Uma das vozes brasileiras mais consagradas no exterior, eleita uma das melhores cantoras de jazz do mundo, Ithamara Koorax faz uma apresentação imperdível a partir das 21h. 


A abertura será animada pela Orquestra Tamoio, que traz um repertório latino americano em geral: Samba, Choro, Salsa, Bolero, Tango e Baião. Clássicos da música popular cheios de memória afetiva, visitados por várias gerações de músicos. A orquestra inspira-se em grupos como a Orquestra Rubalcaba, La Sonora Matancera, Orquestra Imperial, Orquestra Tabajara, etc. Tamoio, no idioma Tupi, quer dizer "os mais velhos, os anciãos, os que mais prezam os costumes tradicionais”.

Em seguida, a cantora Ithamara Koorax toma o palco acompanhada de sua banda. Incensada pelo New York Times e eleita, por dois anos consecutivos, uma das três melhores cantoras de jazz do mundo, ao lado de Diana Krall e Cassandra Wilson -, Koorax é hoje uma das artistas brasileiras de maior sucesso no exterior. 

Carreira

Ao longo de sua carreira, Ithamara já tocou e gravou com nomes como Tom Jobim, Elizeth Cardoso, Claus Ogerman, Dave Brubeck, John McLaughlin, Dom Um Romão, Edu Lobo, Gonzalo Rubalcaba, Peter Scharli e as Orquestras Petrobrás e Jazz Sinfônica. Lançou 15 CDs, participou de outros 150 discos, gravou quatro trilhas para cinema e dez temas para novelas. 

Seu mais recente CD, "O Grande Amor", gravado durante uma turnê pela Europa no ano passado, foi lançado em 2011 nos Estados Unidos. Na edição de Maio/2011 da revista DownBeat, foi o único disco a receber a cotação de quatro estrelas e meia, sendo classificado como uma "obra-prima". 

A apresentação em Teresina coincide com o lançamento internacional de seu 15º CD, "Got to Be Real", no qual confere tratamento jazzístico a clássicos do pop internacional como "Never Can Say Goodbye", "Goin' Out of My Head" e "Can't Take My Eyes Off You".
 
Em 2010, rodou o Brasil e o mundo com a "Bim Bom World Tour", divulgando o CD "Bim Bom - The Complete João Gilberto Songbook", no qual homenageia o grande mestre da bossa nova, que acaba de completar 80 anos. Foram 47 shows no Brasil e 51 no exterior, com o disco sendo aclamado pela crítica internacional.

O I Festival de Música Instrumental está movimentando instrumentistas da cidade com oficinas no Palácio da Música, EMAP e Escola de Música de Teresina, além de shows no Theatro 4 de Setembro. Na abertura, às 20h, a Orquestra Tamoio faz as honras da casa. A entrada custa R$ 10,00 [inteira] e R$ 5,00 [meia]. O projeto é realizado pela Prefeitura de Teresina através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.

Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais