Cidadeverde.com

16° Salão de Fotografia faz homenagem a Antônio Quaresma

Imprimir

Em todas as edições do Salão de Fotografia de Teresina, grandes “escritores da luz” são homenageados pela Prefeitura Municipal, ganhando maior espaço e visibilidade no campo artístico local. Neste ano, no 16° Salão, será a vez de homenagear o fotógrafo Antônio Quaresma.


 
O Salão de Fotografia de Teresina será aberto no dia 22 de setembro na Casa da Cultura, com exposição até o dia 22 de outubro. O evento tem como objetivo incentivar, divulgar e valorizar a produção fotográfica piauiense e inicia as inscrições nesta sexta-feira, dia 15 de julho. O edital já está disponível no site da FMC [www.fcmc.pi.gov.br].
 
“Estamos retomando o salão com um diferencial, agregando novas categorias competitivas e passando a ser itinerante, ampliando-o ao Teatro João Paulo II, Clube dos Diários, CENAJUS, dentre outros, além de mobilizar estudantes de fotografia a participarem do evento”, explica Jôsy Brito, coordenadora de Cinema, Vídeo e Fotografia da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.

O homenageado
 
Depois de participar, Antonio Quaresma diz sentir-se orgulhoso por ser agora homenageado. “É gratificante ter o trabalho reconhecido, isso me orgulha. A fotografia faz parte do meu dia como atuante e como professor”, explica.

No currículo, conta com graduação em Educação Artística pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Fotografia Artística pela New York University / International Center of Photography, doutorando em Teoria da Imagem pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde desenvolve projeto de tese sobre natureza morta em fotografia. Além disso, é, atualmente, professor do departamento de Artes Visuais da UFPI.
 
Quaresma fotografa como arte, trabalhando o figurativo, o abstrato, os fotogramas, utilizando acidentes de luz e sombra, asas de borboletas, penas de aves, além de fazer fotos comerciais. O três anos cursando medicina lhe influenciam bastante quanto aos elementos e texturas utilizados.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais