Cidadeverde.com

Brasil enfrenta o Paraguai por vaga na semifinal da Copa América

Imprimir
Para seguir vivo na briga pelo tricampeonato inédito da Copa América, agora sem a anfitriã Argentina pelo caminho, o Brasil inicia neste domingo, às 16h, a sua fase de mata-mata. O Paraguai será o adversário nas quartas de final e dois fatores desafiam a equipe de Mano Menezes: o equilíbrio recente nos duelos com o país vizinho e a torcida adversa na cidade de La Plata, na Argentina.

Fregueses tradicionais, os paraguaios evoluíram e viraram uma ‘pedra no sapato’ do time canarinho neste século. De 2001 para cá, aconteceram nove confrontos, com quatro vitórias do Brasil, dois empates e três derrotas. Considerando-se a última partida do século 20, em 2000, a seleção guarani iguala os quatro triunfos.

Foto: Uol

O desafio será maior ainda porque o estádio Único Ciudad de La Plata terá maioria paraguaia. As duas seleções se enfrentaram no dia 9 de julho, em Córdoba, e os rivais lotaram as arquibancadas. Segundo informações, 30 mil paraguaios invadiram a cidade. Além disso, intrusos argentinos fortalecem a torcida contra o Brasil durante o torneio continental.

Após o empate por 2 a 2, na primeira fase, Mano Menezes disse que se sentiu no Defensores Del Chaco, em Assunção. “O estádio estava contra. Jogamos como visitantes, com muito mais torcedores paraguaios.”

“A gente gostaria de estar em um estádio lotado de brasileiros, mas o Paraguai é mais perto”, opinou o lateral-esquerdo André Santos, que ainda criticou o gramado da moderna arena de La Plata. “Vamos torcer bastante para que esteja melhor, porque é um campo precário para uma competição como essa, está muito seco.”

A intenção de Mano é repetir a mesma escalação que triunfou sobre o Equador na última quarta-feira. Entretanto, o zagueiro Thiago Silva virou dúvida, por conta de dores na coxa direita. Segundo os médicos da CBF, o beque de 26 anos deve se recuperar a tempo e formar dupla com Lúcio. Caso contrário, David Luiz o substituirá.

Do outro lado, o centroavante Roque Santa Cruz, destaque contra os pentacampeões mundiais na primeira fase, quando fez um gol e deu o passe para o outro, está vetado pelo departamento médico. Ele se machucou diante da Venezuela, no meio de semana, e será substituído por Haedo Valdéz.

BRASIL X PARAGUAI

Data: 17/7/2011, domingo
Horário: às 16 horas (de Brasília)
Local: estádio Único Ciudad de La Plata, em La Plata (Argentina)
Transmissão na TV: Globo, Sportv, ESPN Brasil e Bandsports
Árbitro: Sergio Pezzotta (Argentina)
Assistentes: Ricardo Casas (Argentina) e Efraín Castro (Bolívia)

Brasil
Júlio César; Maicon, Lúcio, Thiago Silva (David Luiz) e André Santos; Lucas Leiva, Ramires e Paulo Henrique Ganso; Robinho, Alexandre Pato e Neymar
Técnico: Mano Menezes

Paraguai
Justo Villar, Antolín Alcaraz, Darío Verón, Paulo Da Silva e Aureliano Torres; Enrique Vera, Riveros, Marcelo Estigarribia e Néstor Ortigoza; Lucas Barrios e Haedo Valdéz
Técnico: Gerardo Martino

Fonte: Uol

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais