Cidadeverde.com

Teste rápido para Hepatite será oferecido em praça pública

Imprimir
A Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com o município, vai disponibilizar no dia 28 de julho teste rápido para diagnóstico da Hepatite B e C. A mobilização, que irá acontecer na Praça João Luis Ferreira, faz parte do Dia Mundial das Hepatites Virais, comemorado na mesma data. Os detalhes finais para o evento foram definidos ontem (18) após uma reunião com representantes da Sesapi e Fundação Municipal de Saúde.

De acordo com a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde da Sesapi, Telma Evangelista, será a primeira vez que o teste será realizado no Piauí. “O dia 28 é muito importante para o mundo e nós aqui no Piauí estaremos fazendo uma mobilização muito grande. É um trabalho que jamais foi feito no estado e em poucos estados do Brasil”, afirma.

A diretora explica que existem pessoas portadoras das Hepatites B e C, mas que não sabem. Por isso, a importância do teste rápido para diagnóstico da doença. “A gente não conhece a real dimensão do problema. Não sabemos exatamente quantas pessoas estão ai convivendo com a doença sem ainda ter sido diagnosticada. A hepatite, principalmente a C, é uma doença silenciosa. Quando a pessoa vem descobrir, já está com um problema bem mais grave, como uma cirrose hepática, câncer hepático ou pode até mesmo evoluir para óbito”, diz Telma Evangelista.

A prevenção para a Hepatite C é mais difícil em relação ao tipo B, que, por exemplo, possui vacina. Por isso a necessidade de estar bem informado sobre a doença. “É bom ressaltar que não vamos fazer teste em toda a população, mas naquelas pessoas que fazem parte de um grupo prioritário, como pessoas até 24 anos, além daquelas que integram grupos especiais de risco, que ai pode ter qualquer idade”, explica a diretora.

Entram no grupo especial de risco os homossexuais, profissionais do sexo, profissionais da área de saúde, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, pessoas que fazem hemodiálise, que possuem tatuagem ou use piercing. Quem já teve outro tipo de hepatite, fez transfusão de sangue antes de 1993 ou usou seringa de vidro e agulha de metal também pode fazer o teste.

Encaminhamento – Telma Evangelista afirma ainda que os casos positivos que por ventura sejam descobertos serão encaminhados para unidades de saúde na hora. “Vamos encaminhar para o Natan Portela, Hemopi ou Lineu Araújo. Esses serão os três locais de referência. Uma vez atendidos, os pacientes serão cadastrados na farmácia para receber os medicamentos do tratamento”, disse a diretora.

Vacina Hepatite B – Além dos testes, no dia 28 será disponibilizada vacina para a Hepatite B. Para se tornar imune a pessoa precisa tomar três doses. “No dia D a pessoa toma a primeira, com 30 dias depois procura o setor público de saúde e toma à segunda, 180 dias após a primeira, toma a terceira dose. Não adianta tomar apenas uma dose ou duas doses”, finaliza a diretora.


Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais