Cidadeverde.com

Barcos fazem arrasto de camarão em área proibida no litoral do Piauí

Imprimir
A equipe da TV Cidade Verde flagrou vários barcos fazendo arrastão de camarão no litoral piauiense em uma distância não permitida. De acordo com a legislação, as embarcações deveriam fazer a pesca em uma área superior a três milhas náuticas (5.556 metros) da orla. Cada milha náutica equivale a 1.852 metros.






Assis Daniel, chefe substituto do Ibama de Parnaíba mostrou-se indignado com a cena, mas admite que é o órgão tem dificuldade para fiscalizar porque não possui embarcação e depende do auxílio da Capitania dos Portos. “O local é proibido. É um absurdo a gente ver uma situação dessa”. Ele explica que a população pode auxiliar na fiscalização e denunciar o barco pelo nome ou número a fim de que seja feita a notificação do proprietário que deve se justificar. 


O biólogo Marcio Magalhães informa que o arrasto próximo à praia causa grandes danos ao meio ambiente porque captura peixes juvenis, tartarugas, e até mesmo mamíferos como botos e peixes-bois. 



O superintendente do Ibama no Piauí, Romildo Mafra, descreve que para fiscalizar todo o litoral “seria necessário que o Ibama ficasse 24h dentro do mar. O que não é possível”.


A punição para os donos das embarcações flagrados fazendo arrastão fora da área permitida é de R$ 700 com a possibilidade de ônus em mais R$ 100, conforme a carga. “A embarcação também é impedida de entrar no mar durante um período. O problema é que nem todas são do Piauí, mas de outros Estados”, diz Mafra. 


Com informações de Carol Porto 
(Correspondente da TV Cidade Verde em Parnaíba)
Redação Carlos Lustosa Filho

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais