Cidadeverde.com

Flora Izabel quer que Coca-Cola retire nome “cajuína” de nova bebida

Imprimir
A deputada Flora Izabel (PT) se pronunciou na Assembleia Legislativa do Piauí contra o uso da designação “cajuína” junto ao nome “Crush”, novo refrigerante lançado pela Coca-Cola. A parlamentar garantiu que vai lutar para retirar o temo do produto.


“Isso não pode. A cajuína é um produto genuinamente do Piauí. É um patrimônio do Estado. Faremos uma audiência pública para discutir o assunto e para evitar a utilização do nome da bebida”, explicou a deputada Flora Izabel.

A multinacional Coca-Cola fez o lançamento da nova bebida gaseificada “Crush Cajuína” recentemente. O produto, composto de guaraná e estrato de caju, foca no mercado nordestino e levanta polêmicas sobre a confusão da imagem da bebida perante o país.

“A nossa cajuína é artesanal, tem baixo teor de açúcar e não é industrializado. As pessoas vão tomar o ‘Crush’ e pensar que a cajuína é daquele jeito. Vamos cobrar do governo Estadual que se posicione através da Procuradoria”, defende a parlamentar.


Outro ponto utilizado como justificativa para retirar o termo do nome da nova bebida são as consequências econômicas que o lançamento causará no Piauí. Produtores de caju e cajuína serão convocados para audiência pública na Assembleia.

“Essa situação vai prejudicar os produtores. Vamos lutar para que isso não ocorra”, analisa a petista Flora Izabel. 

Nota da Norsa
A Norsa, fabricante de bebidas nos estados do Ceará, Piauí, Bahia e Rio Grande do Norte, entende que a Cajuína é um produto tradicional e admirado em alguns estados do Nordeste. A Norsa esclarece ainda que em nenhum momento ela ou a Coca-Cola tentou ou obteve “patente” sobre o termo cajuína, além de não ter intenção de registrar a marca em seu nome.


A confusão pode ter surgido após o lançamento do refrigerante Crush no sabor guaraná e cajuína. O uso da palavra cajuína na designação de sabor é absolutamente livre, não fazendo parte da marca ou de seu registro, no caso de Crush.

Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais