Cidadeverde.com

Festival de Rabeca contará com apresentações internacionais

Imprimir
Falta pouco para a cidade de Bom Jesus se tornar palco de apresentações musicais e atividades culturais com mais uma edição do Festival de Rabeca do Piauí. Este ano, a grande novidade será a participação de grupos internacionais. O Festival acontece na Praça Nossa Senhora das Mercês, de 11 a 13 de agosto, no município de Bom Jesus, localizado a cerca de 640 quilômetros da capital.
 
Direto de Portugal, o grupo de gaitas e o grupo Teatro Extremo levarão um pouco da tradicional cultura lusa a Bom Jesus. Para Bid Lima, presidente da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), o evento se fortalece com este intercâmbio. “A presença de grupos de Portugal na programação mostra que o Festival de Rabeca está ganhando cada vez mais espaço, e com isso esperamos realizar cada vez mais oficinas, shows, atividades culturais e tudo que possa consolidar a rabeca”, apontou a presidente.
 
Em sua quarta edição, o Festival conta com uma ampla programação que inclui oficinas e exposições de arte, apresentações teatrais e de dança, feira de artesanato, comidas típicas e muita cultura. Nos dois palcos que serão montados para o evento já estão confirmados shows com mestres rabequeiros piauienses e apresentações dos renomados artistas nacionais Peninha (SP), Clã Brasil (PB), Renata Rosa (PE) e Lilia Diniz (DF).
 
“Este Festival reafirma a importância da rabeca para nossa cultura. Antes, sentíamos que a rabeca era considerada um primo ‘pobre’ do violino, que muitos sentiam vergonha de tocar em público. Agora não, vemos um orgulho de quem sabe tocar e também de quem sabe fazer rabecas”, apontou Bid Lima. Ela destacou ainda a movimentação turística e econômica trazida pelo Festival, que aumenta a cada ano.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais