Cidadeverde.com

Cantor piauiense Chico Terto faz show beneficente hoje em Teresina

Imprimir

O Que Restou do Nosso Amor. Este é o nome do show que o artista piauiense Chico Terto, que reside há 25 anos em Paris, apresentará hoje a noite em Teresina. A apresentação é beneficente e será na Cookies Gold. Toda a renda do show será revertida para crianças carentes de Teresina.


Na apresentação de logo mais, Chico Terto estará acompanhado do quinteto Tamoio. “O que restou do nosso amor” e o título de uma canção do compositor francês Charles Trenet (já interpretada por Frank Sinatra, João Giberto, Nat King Cole entre muitos outros). “A partir desta canção, construimos um repertório dedicado ao Amor e à separação – glórias e decepções de nossos melhores encontros. Diante de um tema tão prolixo no cancioneiro popular – o que não falta são penas de amor – escolhemos músicas em 4 linguas (português, francês, inglês e italiano), as mais representivas e que dizem algo mais sobre as “sobras” – resíduos/restos de nossas relações afetivas”, revela o piauiense.


Chico Terto partiu do Piauí aos treze anos para estudar em Recife, onde iniciou sua formação universitária e principiou no teatro com o Grupo de Teatro Popular do Nordeste, entre outros. Diplomou-se em Psicologia no Rio de Janeiro, onde continuou sua formação teatral, com personalidades como Sergio Britto e Amir Haddad, e onde encontrou a bailarina Graziela Figueroa, que abriu novos caminhos para sua pesquisa sobre a expressividade e a dança.


Ainda no Rio começou seus estudos sobre o Tango Argentino e outras danças de casal, que o levaram a freqüentar Buenos Aires e viajar pelos países da America Latina.


Em 1983 transferiu-se para França onde concluiu seu mestrado em Psicologia da Arte, continuou suas pesquisas sobre as danças do mundo, e aprofundou seus conhecimentos sobre a Psicanálise e a Análise do Movimento (Laban, Feldenkreis, Alexander).


De lá, partiu para a Índia onde estudou as danças indianas, para o Egito (dança oriental) e África. Impregnado desta vasta experiência, Chico Terto criou seu próprio método: Dança Orgânica, que busca desenvolver através da Psicologia e da Arte a capacidade expressiva dos indivíduos.


Desde 1986 desenvolve um trabalho assíduo na Itália onde fundou diversos grupos e escolas de danças que praticam seu método de ensino.


Em todos esses anos de estudos e de descoberta do mundo, Chico Terto sempre voltou ao Piauí para inteirar-se das pesquisas dos seus conterrâneos e amigos, contribuindo de modo informal ao crescimento artístico destes, dedicando parte de suas férias, a eventos de caráter filantrópico-culturais.


Instigado pelo Professor Monteiro de Santana, participou do livro Piauiense em um Mundo sem Fronteiras (Fundapi). Brevemente lançará seu livro Tango mora na filosofia, sobre sua experiência no ensino das danças de casal.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais