Cidadeverde.com

Governador inaugura em setembro obras da reforma do Zoobotânico

Imprimir

O governador Wilson Martins deverá inaugurar, no mês de setembro, as obras que estão sendo concluídas no Parque Zoobotânico de Teresina. Mais de R$ 2 milhões, recursos do Governo do Estado e do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur), foram investidos na construção do novo recinto dos ursos, lagoa dos primatas e trilha ecológica.


No último fim de semana, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira, visitou as obras e anunciou que os trabalhos estão em fase de conclusão. “Os novos ursos que recebemos do Ibama do Pará estão se adaptando ao novo lar, um espaço bem melhor do que em uma jaula de circo. Eles estão acomodados em um recinto apropriado com uma área de cambiamento e maternidade de 200 m² e uma livre, de 400 m². Toda a área está sendo vistoriada e as paredes de vidros, blindados, cada uma pesando cerca de 500 quilos, já instaladas. Isso permite que os visitantes possam ver os ursos mais de perto”, revela.


O secretário conversou com veterinários e equipe técnica do Parque Zoobotânico para saber dos resultados do período de adaptação dos novos ursos. Os animais que sofriam maus-tratos e eram explorados pelo Circo D'Itália (PA) recebem, diariamente, uma alimentação balanceada com mais de 30 quilos de legumes e frutas e outros alimentos.


A partir desta semana, os dois machos e a fêmea que foram doados ao parque passam a ter um contato mais direto com a fêmea que já estava no Zoobotânico de Teresina. “Com idade de cerca de 20 anos cada um, os ursos são da espécie parda muito comum na América do Norte, principalmente nos Estados Unidos e Canadá. Eles chegaram filhotes ao Brasil e sempre estiveram em circo onde foram muito maltratados”, enfatiza Macambira.


No dia 17 de setembro, está agendada a visita de uma equipe de médicos veterinários para avaliação, principalmente, para tratar do caso de cegueira do urso (macho).


O Zoobotânico de Teresina também passará a contar com trilhas ecológicas com quase dois quilômetros de extensão, onde os visitantes e adeptos de caminhadas poderão contar com quiosques de apoio. A trilha dará acesso à lagoa dos primatas que conta com ilhas e que está sendo abastecida por uma adutora de 1,2 mil metros de extensão. “Os visitantes poderão atravessar a ponte construída para ter maior visibilidade e apreciar a beleza e convívio dos primatas. Os animais já estão sendo transferidos para as ilhas”, concluiu Dalton Macambira.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais