Cidadeverde.com

Rinocerontes invadem as ruas de São Paulo

Imprimir

São Paulo recebe a partir de hoje uma manada de 60 esculturas de rinocerontes de fibra de vidro decorados por artistas e espalhados em diversos pontos da cidade.


A manada batizada de "Rino Mania" --nos moldes das vaquinhas decoradas do "Cow Parade"-- fica em exposição pelas ruas de maior movimentação, shoppings e estações de metrô de São Paulo até o dia 20 de outubro.


A exposição, trazida por uma empresa privada, foi inspirada na Rhino Mania, realizada na cidade de Chester, na Inglaterra, em julho de 2010. O projeto tem o objetivo de disseminar a arte e a preservação do meio ambiente nas escolas.


Antes de invadir as ruas da cidade, a manada de rinocerontes ficou exposta entre os dias 14 e 19 de setembro no Mube (Museu Brasileiro de Escultura), no jardim Paulistano, zona oeste de São Paulo.

Zanone Fraissat/Folhapress

Organizadores arrumando escultura de rinoceronte na região da avenida Paulista, em São Paulo

 

RINO MANIA ITINERANTE


Outras 15 peças participam de uma exposição itinerante que começou na cidade de Itapetininga (172 km de São Paulo) e seguirá para 11 cidades brasileiras até dezembro.


No Estado de São Paulo, a mostra itinerante passará pelas cidades de Agudos, Itapetininga, Lençóis Paulista, Botucatu e Jundiaí.


No Rio Grande do Sul, a mostra ocorrerá nas cidades de Taquari e São Leopoldo e no Estado de Minas Gerais os rinocerontes ficarão expostos em Uberaba e Estrela do Sul. A exposição também passará pelas cidades de Cabo de Santo Agostinho (PE) e João Pessoa (PB).

Zanone Fraissat/Folhapress

Oraganizadores arrumam escultura de rinoceronte na região da avenida Paulista, em São Paulo



RINO MANIA NAS ESCOLAS


O projeto "Rino Mania" vai disseminar a arte e educação ambiental em 125 escolas públicas de 11 cidades brasileiras. A estimativa dos organizadores é que 4.000 alunos do Ensino Fundamental pintarão esculturas de rinocerontes "filhotes", que poderão participar de exposições nas cidades e serão depois doados às escolas.


Segundo os organizadores, o projeto educacional tem como objetivos conscientizar professores e alunos sobre a preservação dos animais ameaçados de extinção, estimular a imaginação das crianças e o interesse pela aprendizagem da arte e disseminar a identidade cultural da região.

 

Zanone Fraissat/Folhapress

Escultura de rinoceronte é colocada em frente ao prédio da Fiesp na região da avenida Paulista, em São Paulo




Fonte: Folha Online

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais