Cidadeverde.com

Unidades esportivas de Teresina em condições precárias

Imprimir
No Jornal do Piauí da TV Cidade Verde foi veiculada uma matéria sobre as condições lamentáveis em que se encontram dezenas de equipamentos esportivos de Teresina. A Prefeitura teresinense construiu ao longo dos anos - notadamente nas administrações de Firmino Filho e Sílvio Mendes - uma enorme quantidade de quadras de esportes em bairros, inclusive através do projeto Vila Bairros, em locais abertos ao público.





 Quase todas estão semidestruidas pela ação dos vândalos que têm prazer em quebrar o que é tão importante para as comunidades. A Prefeitura não pode manter pessoas com a missão de tomar conta dessas quadras. Os praticantes de esportes é que deveriam fazê-lo, mas não estão nem aí.Assistem a tudo como se nada de grave estivesse acontecendo.





Muítos participam de suas atividades e nem mesmo têm o cuidado de apagar as luzes após os jogos. É comum os refletores ficarem acesos a noite inteira e até parte da manhã do dia seguinte.Na minha opinião, não deveriam ser construidas novas quadras em praças, avenidas etc.É jogar dinheiro fora.


O ideal é construir quadras em colégios, conforme projeto de Fernando Said, quando era vereador de Teresina, e em outros locais nos quais a Prefeitura disponha de condições para a sua conservação e para disciplinar o uso, fixando dias e horários.


OS GINÁSIOS DE ESPORTES


Os ginásios de esportes merecem uma atenção melhor da Prefeitura, através da Semel e das SDUS, mas é fundamental disciplinar a sua ocupação e ter administradores realmente cumpridores de suas obrigações e não apenas interessados nos contracheques. E não devem ser cedidos para festas, com bandas, bededeira e tudo mais. É aí que acontece a destruição. Os ginásios são construidos para as práticas esportivas.





Além da Prefeitura de Teresina, o Estado também tem equipamentos esportivos em Teresina ( campos, quadras e ginásios ) em condições precárias. Alguns estão mesmo destruidos.


CAMPOS DE FUTEBOL


O sistema de ilumninação dos campos de bairros de Teresina é usado em excesso e rapidamente danificado. As telas são zasgadas e os gramados não resistem a jogos pela manhã, à tarde e à noite. Os presidentes de associações desportivas e de bairros assumem perante a Prefeitura o compromisso de cuidarem desses campos, mas não o fazem. Encontrar uma maneira de mudar o sistema é complicado. Em vários lugadres do Brasil muítos não querem campos gramados por saberem da necessidade do seu uso a todo momento.


ESTÁDIO PARENTÃO


O chamado Estádio Parentão já não existe. Foi tudo destruido, apesar de pertencer á Prefeitura de Teresina desde o ano 2000. Está pronto há bastante tempo projeto para construção de um Centro Esportivo no local, mas nunca saiu do papel.


 A parte do futebol poderia comportar um Estádio de porte pequeno, mas de enorme importância para o futebol amador e até para o futebol profissional, ficando como excelente opção para os campeonatos das categorias de base e até jogos da categoria principal. Ali poderíamos ter o Centro Esportivo Carlos Said.


ESTÁDIO LINDOLFO MONTEIRO


Outro patrimônio importante do futebol piauiense é o Lindolfo Monteiro, infelizmente ocupado por uma rodoviária rural e sem ter o tratamento que merece e precisa ter da Semel e outros órgãos da Prefeitura de Teresina.Ao lado do LM temos um belo espaço para duas quadras cobertas (pequenas ginásios), cujas obras foram suspensas no ano 2000 e estão até hoje em estado de abandono.





Nossa expectativa é de que o Prefeito Elmano Férrer determine à sua equipe que faça um levantamento geral da situação do patrimônio esportivo municipal e determine o que pode ser feito para a sua recuperação(onde houver condições de recuperar) e a adoação de um modelo administrativo viável para a manutenção e conservação de alguns equipamentos de maior importância para o nosso esporte.



Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais