Cidadeverde.com

Debate sobre divisão do Piauí será hoje na TV Cidade Verde

Imprimir
Neste dia 19 de outubro, dia em que se comemora o Dia do Piauí, a TV Cidade Verde irá apresentar no programa Viva Piauí, a partir das 11h30, um debate sobre a divisão ou não do Estado e a criação do Estado do Gurgueia. Com o tema “O futuro que queremos”, oito personalidades vão participar do debate, que ainda terá 150 pessoas na plateia e participação através do twitter, facebook e do portal Cidadeverde.com. 


Clique no mapa para acessar o hotsite

Do lado do Piauí Unido estarão: o deputado estadual João de Deus (PT), o economista Felipe Mendes, o sociólogo Washington Bonfim e o deputado federal Nazareno Fonteles (PT). Já defendendo a criação do Estado do Gurgueia estarão: o ex-deputado Jesualdo Cavalcanti, presidente do Centro de Estudos do Estado do Gurgueia (Cedeg); o deputado Júlio César (PSD); o prefeito de Paulistana Luís Coelho e o deputado estadual Fábio Novo (PT).



Participantes do grupo Piauí Unido


Na plateia terão 50 pessoas a favor da divisão, trazidas pelo bloco Estado do Gurgueia; 50 a favor da manutenção do Piauí, indicadas pelo bloco Piauí Unido; e 50 pessoas indecisas, esta formada por professores e estudantes da Facid. 

Em quatro blocos de meia-hora serão discutidos temas como: razões históricas e culturais; razões financeiras e tributárias; perspectivas de desenvolvimento econômico e de desenvolvimento social. 



Participantes do grupo Gurguéia


O debate será mediado pelos apresentadores Nadja Rodrigues e Tony Trindade. A revista Cidade Verde e o portal Cidadeverde.com também participarão do debate, comentando a participação dos internautas.  

O telespectador deverá ficar ligado nos argumentos de cada grupo, pois isso ajudará os piauienses a decidirem, caso um plebiscito seja realizado para decidir pela divisão ou não do Piauí. 

Veja quem são os debatedores: 

Estado do Gurgueia:

Jesualdo Cavalcanti – nasceu em Corrente, é advogado, foi deputado estadual por três legislaturas e deputado federal Constituinte, ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado. Criou e preside o Cedeg – Centro de Estudos e Debates do Gurgueia, e sobre esse tema escreveu oito livros.

Deputado federal Júlio César é natural de Guadalupe e administrou a cidade por duas vezes. Há três mandatos está na Câmara Federal onde é uma referência nacional na análise financeira e tributária de dados. Hoje preside o PSD – Partido da Social Democracia no Piauí.

Médico Luís Coelho também defende a criação do Gurgueia - ele é prefeito de Paulistana pela terceira vez. E presidiu a Associação Piauiense de Municípios por dois mandatos. Paulistana é referência na região Sul pelo alto índice de saneamento básico, melhoria na qualidade de vida dos moradores e pelo potencial na mineração

Deputado estadual Fábio Novo é a presença do Partido dos Trabalhadores na defesa do Estado do Gurgueia. Presidente do Diretório Regional do PT, ele  vai contra a maioria dos correligionários que defendem o Piauí Unido. Foi vice-prefeito da cidade de Bom Jesus, onde nasceu. 

Piauí Unido:

Professor Solimar Oliveira Lima é economista, mestre e doutor em História, o professor universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI), pesquisa temas com emprego e relações de trabalho e economia solidária.

Médico, mestre em matemática e deputado federal petista Nazareno Fonteles, já foi também secretário estadual de Saúde. Atualmente coordena a Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional do Congresso. E defende em Brasília, o argumento de que o Piauí precisa permanecer com os 224 municípios no mesmo Estado.

Deputado estadual João de Deus é liderança expressiva no Partido dos Trabalhadores, está no segundo mandato  na Assembleia. Fez sua carreira política nas lutas de classe, foi presidente do Sinte – Sindicato dos Professores e da Central Única dos Trabalhadores no Piauí.

Washington Bonfim, que é doutor em Ciências Políticas, foi secretário de Educação de Teresina na administração Sílvio Mendes, autor do livro “Mudanças Sociais no Piauí” ele é um dos grandes articuladores do ninho tucano.



Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais