Cidadeverde.com

72% dos inadimplentes são achados com ajuda das redes sociais

Imprimir
A internet está cada vez mais presente na vida de todos e, quanto mais se mergulha no mundo virtual, principalmente com a criação de perfis em redes sociais, mais as pessoas estão expostas.


Prova disso é que a pesquisa realizada para o MBA executivo Igeoc-Acrefi em Crédito e Cobrança demonstra que empresas de cobrança que tentaram localizar 852 clientes inadimplentes encontraram 613 deles justamente por conta de seus perfis no Facebook. O montante representa 72% do total da amostra.

Todos eram clientes com o status de “deslocalizados”, ou seja, pessoas que foram procuradas por telefone, SMS, e-mail e mala direta, mas foram consideradas “perdidas” pelas empresas de cobrança.

“Esse resultado comprova que a cobrança caminha a passos largos para se tornar multicanal, dentro, é claro, das regras do Código de Defesa do Consumidor, de não expor o cliente a nenhum tipo de constrangimento ou ameaça”, avalia a superintendente do Instituto Geoc, Anna Zappa.

Brasileiros estão cada vez mais conectados
"É necessário estar presente onde o cliente está. Somente desta forma é possível suprir as demandas atuais de forma eficaz e eficiente", acredita a autora do estudo e aluna do MBA, Tatiana Pomar. "Para as empresas se adequarem a essa nova realidade, atendendo as necessidades de seus clientes e superando suas expectativas para criar um vínculo de fidelização, ela deve ser multicanal na sua comunicação".

Ela lembra que os números do Ibope Niesen Online mostram que o brasileiro está mais conectado. Afinal, no segundo trimestre de 2011, o acesso à internet atingiu 77,8 milhões de brasileiros, que passaram em média 69 horas conectados.

Já as redes sociais chegaram a 39,3 milhões de pessoas, equivalente a 87% dos internautas em agosto de 2011, colocando o Brasil como o segundo país do mundo em penetração nesses tipos de site.

Perfil dos devedores
O grupo que participou da pesquisa é formado por devedores de todas as regiões do Brasil, com mais de 720 dias de atraso em financiamentos de veículos, cartão de crédito, empréstimo consignado e consórcio.

Em números absolutos, a região Centro-Oeste foi a campeã de localizações, já que lá 83% dos clientes “deslocalizados” têm perfil no Facebook. Em seguida, vêm as regiões Sul (80%), Sudeste (77%), Norte (60%) e Nordeste (57%).

Fonte: Info Money
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais