Cidadeverde.com

Vela brasileira fecha o Pan de Guadalajara com cinco ouros

Imprimir
O domingo coroou um grande desempenho da vela brasileira no Pan do México, superior até mesmo ao visto no Rio-2007 (três ouros, duas pratas e dois broznes). Com três vitórias nesta tarde (noite no horário de Brasília), a equipe obteve cinco ouros, uma prata e um bronze, totalizando sete pódios de nove possíveis.





Os campeões pan-americanos do dia foram a J-24, que conta com Alexandre Saldanha, neto de João Saldanha, o agora tricampeão Ricardo Winnick, o Bimba, e a dupla da classe Snipe, formada por Gabriel Borges, o Coveiro, e Alexandre Tinoco.


No sábado, Patrícia Freitas havia garantido a vitória na classe RS-X feminina, enquanto Matheus Dellagnello comemorou também com antecipação o ouro na classe Sunfish. Mesmo sem precisar, Patricia e Matheus venceram novamente a última regata, neste domingo, para consolidar o bom desempenho no México.


O primeiro ouro do domingo veio por meio do neto de João Saldanha, jornalista e treinador da seleção brasileira de futebol na conquista do tri de 1970, também no México. Alexandre Saldanha compôs o barco vencedor ao lado de Maurício Santa Cruz, Guilherme Hamelmann e Daniel Santiago.


“Sempre fui uma negação no futebol. Meu avô nunca me incentivou a jogar. Ele também nunca me levou ao Maracanã com ele na tribuna de imprensa. No entanto, ele sempre me apoiou na vela e dizia que praticar esporte era muito importante”, relembra o medalhista pan-americano.


Depois foi a vez de Bimba vencer a disputa para encerrar um longo jejum sem pódios - ele conquistou o Sul-Americano, mas não considera como uma disputa de alto nível - para igualar Robert Scheidt com três medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos.


"Estava há um tempo sem subir no pódio. Tive problemas com o equipamento, mas estou de volta. Queria esse ouro para igualar o Scheidt, que é um cara que admiro muito e tem três ouros. Tive problemas com o equipamento, os europeus estão investindo muito e meu fabricante teve problemas para desenvolver. Acabei investindo muito graças à ajuda dos meus patrocinadores", afirmou Bimba após o ouro.


A última classe disputada foi a Snipe, em que os brasileiros Gabriel Borges e Alexandre Amaral largaram tendo a segunda colocação na classificação geral, mas conseguiram superar os Estados Unidos chegando à frente da equipe rival na regata de medalha para garantir o ouro enquanto os norte-americanos levaram a prata e o bronze ficou com o Uruguai.


Além das medalhas de ouro, os velejadores brasileiros conseguiram a prata na Hobie 16 com a dupla formada por Bernardo Arndt e Bruno Oliveira, enquanto a classe Lightning rendeu uma medalha de bronze com o trio formado por Gunnar Ficker, Marcelo da Silva e Claudio Biekarck.



Fonte: Uol
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais