Cidadeverde.com

Vacinação antirrábica deve imunizar 130 mil animais na capital

Imprimir
A Campanha de Vacina Antirrábica teve início, em Teresina, neste sábado, dia 29 de outubro. A meta da Gerência de Zoonoses, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), é vacinar um total de 134.716 animais, sendo cerca de 14 mil da zona rural e 120 mil da zona urbana.

A Prefeitura de Teresina pretende imunizar 9.734 cães e 4.737 gatos da zona rural e 89.729 cachorros e 30.516 gatos da zona urbana a partir de dois meses de idade. Animais com menos de dois meses podem ser vacinados com a recomendação de reforço da vacina depois de dois meses.

No Brasil, o número de casos humanos transmitidos por cães e gatos vem sendo reduzido, através de atividades de profilaxia humana, vigilância e controle da raiva transmitida por animais domésticos. Há mais de cinco anos não existia caso de raiva em cachorro na Capital, mas recentemente foi detectado um na zona Norte da capital. Depois da confirmação do caso, a FMS tomou providencias e vem desenvolvendo ações para evitar mais casos, mas é importante que os proprietários levem os animais aos postos de vacina.

Na zona rural da capital, a vacina será realizada em quatro etapas: a regional Norte será a primeira no próximo sábado (29), em seguida as regionais Sul, Leste e Sudeste, correspondente aos dias 05,12 e 19 de novembro. Na zona urbana, os animais serão vacinados no dia 26 de novembro, quando terão 371 postos de vacina distribuídos por todos os bairros da cidade.

De acordo com a médica veterinária Rosângela Cavalcante, coordenadora da Equipe Técnica de Controle de Raiva, Leishmaniose e outras Zoonoses da FMS, o objetivo é facilitar o acesso dos donos dos animais a esses locais, como escolas e associações comunitárias. Para evitar problemas como os que ocorreram no ano passado, o Ministério da Saúde determinou a mudança da vacina e já foram testadas mais de mil vacinas em animais no município.

"É importante, que o dono do cão ou gato leve o animal até o posto mais próximo da sua casa, para assegurar a imunização contra a doença, que pode ser transmitida para o ser humano por intermédio do animal infectado. O proprietário também pode ficar tranquilo que a vacina não terá nenhum efeito colateral", explica a coordenadora Rosângela Cavalcante.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais