Cidadeverde.com

Ministro diz que Rota das Emoções é alavanca de desenvolvimento do NE

Imprimir
Em reunião no Ceará, o ministro do Turismo Gastão Vieira disse que o fortalecimento da Rota das Emoções (Jericoacora-CE, Delta do Parnaíba-PI e Lençóis Maranhenses-MA) é importante roteiro para alavancar o desenvolvimento dos três Estados. 

A declaração foi dada durante reunião com o secretário de Turismo do Piauí, Silvio Leite, o governador do Ceará, Cid Gomes, e os secretários de Turismo do Ceará, Bismark Maia e Maranhão, Jurandir Lago.


"Precisamos apostar em sustentabilidade, acessibilidade, infraestrutura e prestação de serviços. O turista pode atravessar o Delta do Parnaíba, os Lençóis Maranhenses e o Parque Nacional de Jericoacoara, estendendo sua visita ao país e gastando mais. Mas para isso este turista exige boas acomodações, bom transporte e bons serviços. E é nisto que estamos trabalhando", concluiu o ministro.

Vieira comentou também sobre o desenvolvimento do Turismo no Nordeste e explicou como o Ministério do Turismo vem trabalhando para alavancar o setor na região: "Estamos trabalhando o turismo de forma transversal, pois sabemos que a atividade turística abrange diferentes setores da economia, como o têxtil, de alimentação, e de transporte, entre outros.”

Segundo ele, o Ministério do Turismo está trabalhando com foco no turismo internacional, oferecendo aos estrangeiros infraestrutura e bons serviços, e na nova classe média, que está viajando mais do que nunca, e que pode fortalecer o turismo interno.

O Secretário de turismo do Piauí, disse, que na reunião ele apresentou a nova proposta de gestão da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável  (ADRS) que é responsável pelo fortalecimento da Rota. 

“Apresentei ao Ministro o novo formato que estamos propondo para agencia. A idéia é ampliar a parceria com mais entidades de classes, que possam contribuir de alguma forma com o trabalho da Instituição para o desenvolvimento do turismo na Rota das Emoções, a exemplo do trabalho do Sebrae. A Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi), e também o Fecomércio, por exemplo, podem dar uma grande contribuição para as ações da ADRS, e seriam entidades parceiras e membros da agência”, disse.

Silvio Leite disse ainda, que haverá uma reunião entre os três governadores (PI, CE e MA), para discutir o retorno do Maranhão a Rota das Emoções. "O Estado do Maranhão está afastado da Rota das Emoçóes desde de quando a Governadora Roseana assumiu o Estado, na época ela discordou da modelo de gestão compartilhada da Rota e pediu um revisão. Agora , o secretário de turismo do Maranhão, Jurandir Lago, já informou que o Maranhão vai retomar o consórcio", disse. 


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais