Cidadeverde.com

Prédio da Secretaria de Saúde será escorado; Reforma será em 1 mês

Imprimir
O prédio do governo do Estado que abrigava a Controladoria Geral do Estado e as secretarias de Saúde e Desenvolvimento Econômico e Tecnologia será escorado. O imóvel, incendiado no dia 24 de outubro, ainda não pôde ser periciado pela Polícia Federal porque o local ainda está inseguro. Ao que tudo indica, a estrutura pode começar a ser recuperada daqui a aproximadamente um mês.  




De acordo com o auditor da CGE e engenheiro Jonatan Nunes, coordenador do grupo de trabalho instituído pelo governo para cuidar do caso, nas próximas semanas o prédio deve começar a ser escorado e a PF poderá começar a investigar as causas do incêndio. “A PF fez uma vistoria inicial conosco no primeiro piso, mas ainda não iniciou a perícia. O segundo piso é o que está mais danificado e queremos oferecer as condições mínimas de segurança. A gente tem que se precaver. Ainda há um pequeno risco de desabamento parcial, por isso é preciso fazer o escoramento”, descreve. 

Foto: Carlos Lustosa

Nunes explica que o escoramento será feito por etapas e trata-se de uma nova obra de engenharia. O trabalho deve incluir a utilização de escoras metálicas, recomposição de pilares e vigas. “Isso vai nos permitir dar agilidade para o trabalho da perícia e para começarmos a recuperação em si. Acreditamos que o prédio estará escorado em duas ou três semanas. Tudo depende da escolha da empresa já que estamos colhendo os orçamentos”, informa. 


O engenheiro afirmou que o grupo de trabalho tinha duas hipóteses para o prédio: a demolição ou a recuperação da estrutura, e deve sugerir esta última ao governador do Estado, por ser a mais viável. A decisão deve ser tomada até o final desta semana.

Sefaz
Desde o incêndio, o prédio da Secretaria Estadual de Fazenda que fica ao lado do imóvel atingido pelas chamas, permanece interditado. Jonatan Nunes explica que o prédio só será liberado aos funcionários quando houver segurança.  “Dentre as medidas de precaução, a principal ação será o escoramento. Também será colocada uma tela ao redor do prédio para evitar que material que possa se desprender a partir de algum colapso atinja alguém. Além disso, já está sendo feita o isolamento da parte elétrica e será preciso construir uma nova escada de acesso para os usuários”, pontua.


A Polícia Federal liberou na última terça-feira (8), que funcionários da Diretoria de Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde (Duvas) da Sesapi tivessem acesso ao térreo do prédio incendiado para colher o material do departamento. O trabalho foi acompanhado por um membro da PF e outro do grupo de trabalho que cuida do local. 

Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais