Cidadeverde.com

Filhote de baleia de 800 kg encalha na praia de Luis Correia, no litoral

Imprimir
Um filhote da espécie baleia-piloto-de-peitorais-curtas foi encontrado por kitesurfistas por volta das 13h de sábado (19), encalhada próximo ao porto de Luís Correia, na praia conhecida como Canto dos Veiras. Segundo informações do site Proparnaiba.com os atletas ainda tentaram reintroduzir o animal, ainda com vida, na água, sem sucesso devido ao seu peso. 


Os kitesurfistas afirmaram ainda que tentaram, mas não conseguiram fazer contato com o Ibama e o Corpo de Bombeiros da região. Estima-se que o cetáceo meça aproximadamente quatro metros e pese cerca de 800kg. 

Biólogos do projeto Tartarugas do Delta entraram em contato com a entidade que cuida da preservação de cetáceos na região, Aquasis, com sede em Caucaia (CE), e foram informados que trata-se de um espécime era um animal monitorado e que havia encalhado na última sexta-feira da semana passada (12) na Praia de Parajuru em Beberibe, litoral leste do Ceará.

"Constatamos uma infecção severa, generalizada, fizemos a medicação e na segunda-feira (14), por volta das 9h, após os procedimentos técnicos, a baleia foi reintroduzida no mar cerca de oito milhas da costa. O animal pode ter entrado em uma corrente marítima e por isso ter sido conduzido até o litoral do Piauí",  esclareceu Carlos Amâncio, biólogo da Aquasis.


Ele acrescenta que ninguém deve se alimentar da carne de qualquer animal que encalhe, pois o encalhamento por si só representa alguma doença e, além disso, as baleias são protegidas por Lei Federal.

Com informações do ProParnaiba
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais