Cidadeverde.com

São Pedro aprova projeto de academia de saúde ampliada

Imprimir
O Ministério da Saúde aprovou o projeto de implantação de uma academia de saúde, na modalidade ampliada, para o município de São Pedro do Piauí. A iniciativa, que partiu da Secretaria Municipal de Saúde, assegurou um investimento de R$ 180 mil. 

As instalações físicas serão erguidas nas proximidades do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Além do investimento, o projeto também contempla o custeio da academia. Para tanto, o Ministério da Saúde deverá depositar, mensalmente, cerca de R$ 3 mil para a manutenção do espaço e dos equipamentos, bem como atender às demais necessidades.

A academia atenderá os pacientes com hipertensão, diabetes e todos aqueles que, porventura, portem alguma enfermidade que necessite de exercícios físicos. Ademais, explica a secretária municipal de Saúde, Maria de Fátima Moura Pereira e Silva, que a comunidade em geral, também, será assistida: “haverá um calendário com horários para atender a todos: dos hipertensos aos jovens, por exemplo. Em função disso, os frequentadores contarão com acompanhamento de profissionais de educação física e de enfermagem, além de serviços de nutrição”, afirma a secretária. Ainda de acordo com ela, a aprovação somente foi possível em função da reorganização administrativa da saúde local.

O Programa Academia da Saúde tem como objetivo principal contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis. 

De acordo com a proposta, poderão ser desenvolvidas as seguintes atividades: ginástica, lutas, capoeira, dança, jogos esportivos e populares, yoga, tai chi chuan, dentre outros; orientação para a prática de atividade física; promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar; práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato); dentificação de oportunidades de prevenção de riscos, doenças e agravos a saúde.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais