Cidadeverde.com

PF faz operação no PI e em 6 Estados contra fraudes em obras do Dnit

Imprimir
Operação da Polícia Federal deflagrada nesta sexta-feira (25) em oito Estados tenta combater suposto esquema de desvio de verbas públicas federais do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).


Segundo a PF, um grupo desviou mais de R$ 30 milhões de uma obra de pavimentação da BR-429, em Rondônia, que liga o município de Presidente Médici a Costa Marques.

A suspeita é que a empresa executora da obra utilizou material de baixa qualidade e não realizou totalmente os serviços previstos em contrato.

Cinco agentes do órgão, responsáveis pela fiscalização e execução do projeto, serão afastados por decisão da Justiça Federal.

Além de Rondônia, a Operação Anjos do Asfalto planeja cumprir 27 mandados de busca e apreensão no Piauí,  São Paulo, Minas Gerais, no Rio de Janeiro, Distrito Federal, Maranhão e Acre.

Neste ano, outras investigações apontaram supostas irregularidades em obras sob responsabilidade do órgão, ligado ao Ministério dos Transportes.

Afastamento de cargos

Além de busca e apreensão, a Justiça Federal determinou, também, o imediato afastamento do cargo de cinco agentes públicos que deveriam fiscalizar e acompanhar a execução da obra de pavimentação asfáltica da BR-429.

Constatou-se também, que agentes públicos responsáveis pela fiscalização e acompanhamento da execução da obra eram coniventes e omissos em relação às irregularidades, mediante promessa e recebimento de vantagens indevidas, além de atuarem em conjunto com a empresa executora com o objetivo de driblarem a fiscalização de órgãos de controle.
Ao longo da investigação foram colhidos indícios das práticas de diversos crimes - formação de quadrilha, falsificação de documento público, falsidade ideológica peculato, corrupção passiva e ativa.

Anjos do Asfalto

Operação faz referência a grupos de pessoas que atuam Brasil afora prestando socorro a pessoas que sofrem acidentes automobilísticos nas rodovias do país. Neste contexto, a denominação da operação diz respeito ao objetivo da investigação que é desarticular um grupo criminoso que estava desviando recursos públicos federais que deveriam ser corretamente utilizados para a pavimentação asfáltica de uma importante rodovia federal, a qual, apesar de ainda se encontrar em fase de construção, já apresenta sérios problemas estruturais, colocando em risco as pessoas que por ali trafegam.


Da Redação (Com informação da Folha)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais