Cidadeverde.com

Empresários da Espanha querem investir no Piauí e sinalizam acordo

Imprimir
O Consórcio Tecnológico Espanhol, que atua no segmento de infraestrutura de transporte, manifestou interesse em assinar um termo de cooperação com o Governo do Piauí para elaboração de projetos e captação de recursos para investimento no Estado.


A proposta de parceria foi apresentada pelo coordenador do consórcio, presidente da Consultrans, Julian Garcia Valverde durante audiência com o vice-governador e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Zé Filho.

A reunião contou ainda com a presença do diretor internacional da Consultrans, Rodrigo J. Silva e dos assessores do Governo, José Luis Martins Maia e Luis Paes Landim, que apresentaram junto com o vice-governador os grandes projetos prioritários para o Piauí na área
de transportes.

O grupo buscou informações sobre a hidrovia do Parnaíba, a infraestrutura aeroportuária, Porto de Luis Correia, Ferrovia Transnordestina e Ferrovia Teresina a Luis Corria, além da Ferrovia Caxias a Teresina e as interligações do Piauí com os outros estados do Nordeste através das várias modalidades de transporte.

Julian Garcia revelou ainda que trabalha com investidores de setor de fabricação de turbinas e torres para parques eólicos e que o Piauí tem um grande potencial tanto para instalação de conjuntos geradores de energia eólica quanto para implantação de uma indústria para fabricação destes equipamentos.

Utilizando o mapa do Piauí, o vice-governador Zé Filho mostrou que o Estado possui uma posição central em relação aos demais estados do nordeste que estão explorando parques eólicos para produção de energia elétrica.

Da reunião ficou acertada a assinatura de um Termo de Cooperação de Assistência Técnica com Transferência de tecnologia para colaboração na construção, operação, concessão e projeto de mobilidade para sistemas de transportes urbanos .

“Vamos apresentar a esse consórcio espanhol um pré-projeto dentro das prioridades que o governador Wilson Martins elegeu para o setor de transportes. Tão logo tenhamos assinado esse termo de cooperação iremos levar essa demanda os investidores. Será a primeira parceria nessa modalidade”, explica Zé Filho.

Consultrans  -  A empresa coordena o Consórcio Tecnológico Espanhol com o apoio do Ministério de Fomento e Governo da Comunidade Autonoma Vasca/Espanha.

O principal objetivo do consórcio é construir e operar linhas de transporte ferroviários, inter-cidades de média e alta velocidade, metrôs, VLT, BRT, Portos e Aeroportos.

A Consultrans atualmente lidera o Consórcio Tecnóligico  formado por empresas públicas e privadas espanholas que se apresentará para o TAV BRASIL, que ligará Rio a São Paulo e demostrou grande capacidade técnica cientifica na proposta vencedora sobre os franceses para construção do primeiro trem de alta velocidade do deserto da Arábia Saudita, que ligará Meca a Medina.


Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais