Cidadeverde.com

Brasil perde para a Sérvia e se vê distante do título na Copa do Mundo

Imprimir
A seleção brasileira masculina se complicou na briga pelo título da Copa do Mundo, no Japão. Em uma atuação bastante irregular e com excessivo número de erros (32), a equipe foi derrotada pela Sérvia, penúltima colocada da competição, por 3 sets a 1 (27-25, 20-25, 25-20 e 25-22), e viu Rússia e Polônia abrirem boa vantagem na ponta da tabela. Contra rivais que estão na parte debaixo da tabela, a seleção tem se complicado. Na semana passada, contra a China, 10ª colocada, a vitória chegou, mas no sufoco (3 sets a 2).



Com o revés, o Brasil caiu para a quarta colocação, com 16 pontos ganhos (cinco vitórias e três derrotas), e pela primeira vez desde o início da competição se vê fora das três primeiras posições, que dão vaga direta para os Jogos Olímpicos de Londres-2012. Coincidência ou não, esta foi a segunda derrota consecutiva da equipe depois da forte discussão entre o líbero Escadinha e o técnico Bernardinho, no  jogo contra a Argentina. Na segunda-feira, a derrota foi para Cuba, por 3 a 2.


Sem chances de conseguir classificação para Londres, a Sérvia entrou em quadra sem pressão e tentando surpreender o Brasil. Para isso, abusou dos saques forçados no primeiro set, o que complicou o time brasileiro, que também contribuiu com um elevado número de erros (11 no total). O oposto Miljkovic começou a se destacar e liderou uma vitória apertada dos europeus por 27 a 25.


No segundo set, o favoritismo brasileiro, enfim, apareceu. A equipe abriu 3 a 0 rapidamente e forçou o técnico rival a parar a partida. No entanto, o crescimento da seleção em quadra não foi interrompido. Com o ponta Giba e o oposto Leandro Vissotto virando bolas importantes, o Brasil ampliou a vantagem para seis pontos (13 a 7 e depois 15 a 9). Na passagem de Miljkovic no saque, a Sérvia conseguiu diminuir para 15 a 12 e desta vez quem pediu tempo foi Bernardinho, que funcionou e o sérvio errou o saque. Mais tranquilo em quadra, o time nacional conseguiu pontos de bloqueio e um de saque, com Lucão. Em um ataque de Giba, fechou o set em 25 a 20 e igualou o jogo.

A terceira parcial começou bem mais equilibrada, com os dois times trocando pontos, até que a Sérvia conseguiu abrir dois de diferença. Mas o Brasil reagiu rapidamente e tratou de igualar mais uma vez. No entanto, voltou a errar muito, principalmente no saque, e deixou os rivais chegaram ao tempo técnico com 16 a 14. Na volta, um lindo bloqueio de Vissotto e um contra-ataque de Giba igualaram o placar. Para desespero de Bernardinho, o time errou três vezes consecutivas e deixou o set escapar, já que os rivais abriram 20 a 17 e deslancharam para vencer em 25 a 20.

Para dar ânimo novo ao time, o técnico brasileiro colocou Bruninho e Wallace em quadra. Não surtiu efeito. Nervoso e desconcentrado, o time brasileiro viu os rivais se distanciarem no começo da parcial, abrindo 10 a 6. Abalado emocionalmente após duas bolas duvidosas marcadas pela arbitragem, o Brasil não conseguiu reagir no set, e viu os sérvios se aproximarem da vitória ao fazerem 19 a 15. Bernardinho gritou, chamou a atenção, e o time até que encostou no placar, baixando a diferença para um ponto. Mas após o 32º erro brasileiro, os sérvios fizeram 24 a 20, e na sequência fecharam o jogo.

O Brasil volta à quadra à meia-noite de quinta para sexta-feira, contra o Irã, maior surpresa da competição, na abertura da quarta e última fase da Copa do Mundo. Ainda restarão confrontos contra Polônia e Japão. Vitórias por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1 nos três jogos devem garantir o time em Londres. Do contrário, passará a depender de outros resultados.



Fonte:Uol
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais