Cidadeverde.com

Apreensão de armas cresce 53% em apenas 2 anos, segundo a PM

Imprimir
A Polícia Miliar do Piauí apresentou nesta sexta-feira (2), um balanço das apreensões de armas de fogo recolhidas durante operações da PM realizadas nos últimos quatro anos. De 2008 até o mês de setembro de 2011, foram apreendidas 877 unidades.

 
A maior parte das armas é de revólveres calibre 38, seguida por modelos calibre 32.Se compararmos apenas os anos 2008 e 2010, é possível constatar um crescimento de 53%.
 
A polícia também constata um número crescente de apreensões. Em 2008, foram recolhidas 166 armas; em 2009, 209; em 2010, 254 e em 2011 (até setembro), 248.

 
Segundo o comandante de policiamento da capital, coronel Fernandes Albuquerque, o número de 2010 deve ser superado este ano. “O número cresceu devido às freqüentes operações realizadas pela PM, mas também cresceu o número de armas em circulação”, avalia.
 
O coronel acrescenta que em 2011, até setembro, foram apreendidas pela PM três pistolas calibre .40 que são de uso restrito da polícia. “Mas nenhuma delas era da Polícia Militar, já que no quartel não há registro de armas extraviadas”, pontua.

 
Albuquerque Ressaltou que as armas são muitas vezes roubadas de postos da polícia ou de policiais durante assaltos e que aquelas que seguem processo administrativo podem voltar às ruas. “Geralmente, os criminosos raspam a numeração que identifica a origem da arma por isso há dificuldade em descobrirmos a procedência”, finaliza o coronel. 

Polícia Civil

De acordo com os dados fornecidos pela Polícia Civil, de 1° de janeiro a 30 de novembro de 2011 foram apreendidas em operações da categoria 358 armas de fogo. Destas, 196 apresentavam a numeração de identificação raspada.

O delegado João Paulo, da Delegacia Geral, afirma que além desses números, outras 33 armas foram entregues de forma espontânea ou encontradas por policiais em locais onde não foi possível verificar sua origem.

Jordana Cury e Carlos Lustosa
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais