Cidadeverde.com

Deputados fazem debate acalorado sobre a divisão do Estado do Piauí

Imprimir
Os deputados estaduais João de Deus (PT) e João Madson (PMDB) participaram de debate no Jornal do Piauí desta terça-feira (13) sobre a divisão do Estado do Piauí e Criação do Gurguéia. O confronto de ideias foi baseado no referendo sobre divisão do Pará.


No domingo (11), os eleitores paraenses voltaram às urnas para opinar sobre a criação dos Estados de Carajás e Tapajós. A maioria da população decidiu por manter o Pará Unido. O Piauí também debate a divisão territorial do Estado.

“Já esperávamos esse resultado. No Piauí não deve ser diferente. Pesquisa do Captavox mostrou que o povo quer o Estado unido. A população compreende que temos deficiências. É melhor rediscutir o orçamento, reforma tributária do que separar o Piauí”, disse o petista.


João Madson foi contrário a opinião de João de Deus e citou diversas vezes o exemplo de desenvolvimento do Estado de Tocantins, desmembrado do Goiáis, para fundamentar sua fala. O clima do debate foi exaltado.

“Palmas cresce cada vez mais. Aqui, nos temos bolsa família demais. O nosso debate sobre divisão é de muito tempo. Estamos mostrando as deficiências da região Sul. O Tocantins cresceu em todos os setores: na saúde, educação. Não perdeu nada”, avaliar João Madson.


O deputado petista defendeu uma reforma geral na divisão do orçamento e das políticas públicas de desenvolvimento da infraestrutura. Para ele, construir uma nova estrutura administrativa atrasaria o desenvolvimento do Estado.

“Essa história de [comparação com] Tocantins é balela. Temos que discutir o planejamento do Estado, o planejamento das ações de crescimento e destacar o potencial da região Sul do Piauí”, defende João de Deus.

Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais