Cidadeverde.com

Barcelona despacha Al-Sadd e confirma confronto Messi x Neymar

O jogo mais esperado pelos fãs do futebol vai acontecer. O Barcelona venceu tranquilamente o Al-Sadd, do Catar, por 4 a 0 na manhã desta quinta-feira no Brasil, noite no Japão, e como esperado será o adversário do Santos na final do Mundial de Clubes, domingo (8h30 de Brasília), em Yokohama. De um lado estará Messi, melhor do mundo nos dois últimos anos e já considerado um fora de série, e do outro Neymar, candidato a tudo isso e um pouquinho mais.





O lateral brasileiro Adriano, atuando pela direita, marcou dois e entrou na história – pela primeira vez em um Mundial de Clubes um defensor fez dois gols numa mesma partida. Outro brasileiro e lateral, Maxwell, também fez o seu e Keita completou a goleada do Barcelona, que se aproveitou da fragilidade do Al-Sadd e principalmente de seu goleiro.


Agasalhados, Neymar e Paulo Henrique Ganso foram focalizados várias vezes pela TV japonesa assistindo à partida no estádio que recebeu a final da Copa do Mundo de 2002, na qual o Brasil venceu a Alemanha, e que será palco do histórico confronto no domingo. Neymar viu um Messi atuando mais recuado, quase como um articulador das jogadas, contra um time inocente e que apesar dos petrodólares catarianos parecia semiprofissional.


O técnico Pepe Guardiola, do Barça, já sabia que teria um adversário fraco – o time espanhol filmou a partida entre Al-Sadd e Esperance, na qual o time do Catar levou pressão o tempo todo, mas venceu por 2 a 1. Por isso ele poupou alguns jogadores para a final esperada: Xavi,candidato a melhor do mundo em 2011 ao lado de Messi e Cristiano Ronaldo, Daniel Alves e o chileno Alexis Sánchez ficaram fora.


O garoto Thiago Alcântara, filho do brasileiro Mazinho e naturalizado espanhol, começou entre os titulares e, com Iniesta, fazia com que o Barcelona ficasse com a bola quase todo o tempo, algo normal para o time, reconhecido por essa qualidade, mas que se sobressaiu nesta partida – com 15 minutos, os espanhóis já tinham ficado com a bola 70% desse período, marca impressionante.


Depois de uma pressão que resultou em alguns gols perdidos por David Villa (que não anda com muita moral e teve azar também, deixando o campo machucado. A lesão pode ser grave), o goleiro Saqr mostrou que o Catar, que vai receber a Copa do Mundo de 2022, precisa aprender muito sobre futebol. Pedro cruzou, o zagueiro Koni recuou a bola e Saqr ficou indeciso: se pegasse a bola com a mão seria falta indireta, se chutasse poderia errar. Com isso resolver não fazer nada e o brasileiro Adriano dividiu a bola com ele e ela entrou.


Adriano, aliás, jogou aberto na direita, quase como um ponta, já que o Al-Sadd não atacava. Provavelmente um teste de Guardiola para aproveitar o buraco que é o lado esquerdo da defesa santista, seja com o improvisado Durval, seja com Léo. Pois em jogada de Thiago, Adriano entrou pela direita e chutou cruzado para marcar o segundo do Barça, no finalzinho do primeiro tempo.


No segundo tempo, Guardiola testou outra opção: Messi ainda centralizado, mais recuado, mas com a entrada de Sánchez no lugar de Villa,ele ficou aberto nas direita e Adriano atuou mais recuado – mais um indício do que pode ser a partida contra o Santos. Pela esquerda, Maxwell fez o quarto gol aproveitando nova falha do goleiro catariano.


Como “meia”, Messi também é diferenciado e fez um passe preciso para Keita marcar o terceiro. Seja como atacante, seja como meio campo, Messi será o terror do Santos no domingo. Como Neymar será a dor de cabeça de Puyol, Mascherano, Abidal...



Fonte: IG
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais