Cidadeverde.com

Protesto: Polícia usa bala de borracha para afastar estudantes

Imprimir
Por volta das 14h10 desta terça-feira (3) a polícia militar efetuou disparos com balas de borracha contra os estudantes que bloqueavam a passagem de veículos na avenida Frei Serafim, Centro de Teresina. Os manifestantes protestam contra o reajuste da tarifa de ônibus de R$ 1,90 para R$ 2,10 e a gratuitade no segundo trecho do sistema de integração, implantado junto com o aumento.


Além dos tiros, os policiais usaram spray de pimenta contra o grupo. De acordo acordo com informações do repórter Raimundo Lima, da TV Cidade Verde, que estava no local, houve correria e uma estudante foi ferida no pé.

O comandante geral da Companhia Cosme e Damião - Codam -, coronel Carlos Alberto justifica. "A polícia tentou fazer a retirada pacífica dos estudantes, mas eles persistiram, obrigando assim os policiais a utilizarem outros meios".

O manifestante Deolindo Moura, representante da Juventude do PT, foi detido durante os protestos. Os estudantes e policiais continuam na avenida e momentaneamente houve a liberação do trânsito.

O capitão Fábio Abreu do RONE (Rondas Ofensivas de Natureza Especial) informou que um grupamento de 20 policiais foi enviado para o local para reforçar a segurança.

Ampliada às 15h41
A situação já foi controlada na avenida Frei Serafim. Os manifestantes ocupam o canteiro central e liberaram a pista. Policiais militares, do Ronda Cidadão e de uma empresa de segurança privada continuam no local. O Rone já deixou o local.

O grupo de estudantes detidos não chegou a ser levado para a delegacia. A coronel Júlia Beatriz Almeida, do gerenciamento de crises da PM, pediu a liberação dos mesmos.

Deolindo Moura estudante de Direito e membro da juventude do PT, e Alex Alves, da União Municipal de Estudantes Secundaristas - UMES -, declararam que duas estudantes foram feridas com balas de borracha e se dirigiram ao 1º Distrito Policial para registrar queixa.


Coronel Júlia Almeida informou que a situação está tranquila e quem se sentir lesado tem o direito de prestar depoimento na delegacia. À tarde, menos de 100 estudantes permaneceram no local.


Rayldo Pereira (especial para o Cidadeverde.com)
Fábio Lima (Da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais