Cidadeverde.com

Polícia prende 7 manifestantes; Protesto congestiona Teresina

Imprimir
Policiais prenderam na tarde desta segunda-feira (9) sete pessoas que participavam dos protestos contra as mudanças no transporte público de Teresina. No grupo estão dois adolescentes apreendidos. Todos levados para a Central de Flagrantes. Foi o sexto dia de protestos na capital piauiense.

Evelin Santos/Cidadeverde.com

A advogada do Fórum do Transporte Público de Teresina, Adonyara Azevedo, chegou na Central por volta de 18h30 para se inteirar da situação e tentar a libertação dos mesmos. Até 20h15, ainda não se sabia que atos específicos eles teriam provocado - apenas que foi solicitada a perícia no ônibus depredado nesta segunda-feira. 

O Cidadeverde.com obteve informações de que pelo menos um ônibus foi depredado. No final da tarde, a equipe presenciou uma discussão entre um motorista e manifestantes. A polícia interveio com spray de pimenta para impedir que o carro fosse danificado. Evelin Santos, repórter fotográfica do Cidadeverde.com, acabou atingida. 


Ao longo de toda a tarde, a avenida Frei Serafim foi fechada, boa parte do tempo no sentido Centro - Zona Leste. Eles alternavam o bloqueio da via com concentrações na avenida Miguel Rosa e nas ruas Pires de Castro e Coelho de Resende. A ponte Juscelino Kubstichek chegou a ser fechada, mas foi liberada no início da noite. A chuva dispersou o grupo, mas algumas pessoas permaneceram até depois de 19h no cruzamento com a rua Goiás. Agentes de trânsito orientaram motoristas de ônibus e outros veículos a usarem rotas alternativas. As pontes Wall Ferraz e estaiada ficaram congestionadas. 

Ao invés de um ônibus, como na semana passada, o que pegou fogo nesta segunda foi uma bandeira do "Partido Sem Partido". Os manifestantes alegaram que a ideia é não apoiar nenhuma bandeira, o que vale também para os que não são vinculados a qualquer movimento social ou partido político.


Segundo Luan Matheus Santana, representante da Assembleia Nacional dos Estudantes Livre - Anel -, maior parte dos manifestantes já havia deixado a avenida Frei Serafim por volta de 19h para se reunir e avaliar o movimento. Ele afirma que maioria dos que ficaram não pertencem ao Fórum do Transporte Público, que reúne diversas entidades em favor do movimento. 


O grupo considerou positivo o diálogo com os vereadores e aguarda que os mesmos consigam levar suas reivindicações ao prefeito Elmano Férrer. O presidente da Câmara, Edvaldo Marques (PSB), pediu até quarta-feira para tentar uma audiência. Na pauta, os pedidos de suspensão do reajuste da tarifa de R$ 1,90 para R$ 2,10 e mudanças no sistema de integração, com aumento para duas horas no tempo para se pegar a segunda linha e a construção de terminais físicos, previstos no Plano Diretor de Transportes.

A concentração para uma nova manifestação foi confirmada para 9h desta terça-feira, na praça do Fripisa. 

Última atualização às 20h15min

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais