Cidadeverde.com

Tropa de choque barra entrada de fazendários no posto fiscal

Aos 82 dias de greve, os fazendários estão sendo impedidos de entrar no posto fiscal da Secretaria Estadual de Fazenda, localizado no bairro Tabuleta, zona Sul. Nesta quinta-feira (12), aproximadamente vinte policiais da tropa de choque do Batalhão de Operações Policiamento Especial fazem a proteção do local.

Fotos: Jordana Cury/Cidadeverde.com
 
De acordo com os grevistas, o governador Wilson Martins expediu uma lista com o nome de 212 funcionários da Fazenda que serão demitidos por abandono de emprego. Hoje, eles foram ao posto fiscal para registrar o ponto e estão sendo impedidos.

 
Segundo o integrante do comando de greve, Flaviano de Santana, são ao todo 1.252 funcionários em greve. Eles exigem transformação de cargo de técnico, que atualmente é de nível médio, para ensino superior nos próximos concursos.

 
“Não estamos reivindicando mudanças de salário e esta transformação não vai aumentar os gastos no governo. Não entendo porque tanta recusa”, acrescentou Santana. 

 
Uma funcnionaria de 60 anos, Teresinha Lima, tentou atravessar a barreira e diz ter sido empurrada de volta pela tropa. “Não respeitaram nem a minha idade e avançaram contra mim com um escudo”, contou.
 
Outro caso bastante discutido pelos grevistas é do funcionário Joaquim Tertuliano Vieira, 70 anos. De acordo com os documento apresentados pelo sindicato, ele deveria se aposentar no último mês de outubro, mas no contra-cheque de dezembro ele teve um desconto de R$ 1.316,16 por falta.

 
Para intermediar as negociações está presente no posto fiscal o deputado federal Jesus Rodrigues e o deputado estadual Evaldo Gomes. Foram os único que a barreira permitiu a entrada no posto. 


O secretário de Fazenda, Silvano Alencar, se recusou a dar esclarecimentos sobre a decisão de envio da tropa de choque.

Matéria Relacionada:


Flash de Jordana Cury
Redação de Carlos Lustosa
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais