Cidadeverde.com

Wellington Dias se propõe a ajudar no diálogo com os estudantes

O senador Wellington Dias (PT) defendeu hoje que o prefeito Elmano Férrer (PTB) abra diálogo com os estudantes que há 9 dias protestam contra o reajuste na tarifa de ônibus. Durante entrevista a TV Cidade Verde, ele se colocou à disposição para ser o mediador do conflito. Após conceder entrevista, ao vivo direto dos estúdios da TV, o senador foi cercado pelo estudante Cássio Borges, um dos líderes do movimento denominado de #contraoaumentoTHE.

Fotos: Evelin Santos

Cássio pediu apoio do senador para convencer o prefeito a receber os líderes do movimento. Wellington Dias revelou que já ligou para Elmano Férrer e defendeu o dialogo. “Não adianta. O acordo tem que ser através da negociação e do diálogo”, disse Wellington Dias.

"Domingo conversei com Elmano e manifestei minha preocupação em relação ao transporte público, sobre os rumos desse movimento. Falei para ele que o melhor caminho é o diálogo".


O estudante informou que hoje protocolou ofício com assinatura de 12 entidades pedindo audiência com o prefeito. Na pauta, seis itens de reivindicações: revogação do aumento da passagem para R$ 1,90, extinção imediata da cobrança da segunda tarifa, integração de 100% do sistema, integração temporal de 2h, implementação do Plano Diretor e licitação das linhas de ônibus.

O senador e Cássio Borges concordaram que a integração não é feita de uma só vez. Wellington Dias também defendeu a revisão da gratuidade na passagem já que Teresina tem elevado número de beneficiário que não pagam tarifa. “Chega a 11% a gratuidade e isso não existe”.


O senador também elogiou a iniciativa da prefeitura de implementar a integração.

Aumento de repasse

Nos corredores da TV, o senador fez questão de cumprimentar a superintendente de Transporte e Trânsito, Auzenir Porto, que aguardava para ser entrevistada. Ele reafirmou que a prefeitura precisar buscar entendimentos com os estudantes. Dias se posicionou contra a desoneração e defendeu o aumento de repasse do ICMS de Teresina para baratear a tarifa de ônibus. Segundo ele, a desoneração afetaria a arrecadação do Estado, que é o principal tributo do governo. 


Mediador

Wellington Dias afirmou que pode ser o mediador do conflito, mas crê que o papel é da prefeitura de Teresina.

"Se eu for convidado, mediarei esse diálogo com prazer porque sei que há como encontrar uma saída através da conversa".

"Estou orgulhoso de ver os jovens piauienses lutando por uma causa que não é só deles".

"Estou apelando aos jovens e às partes envolvidas nessa situação que tentem um entendimento".


Flash Yala Sena
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais