Cidadeverde.com

Exposição mostra 40 anos de história do carnaval teresinense

Imprimir

Durante os meses de janeiro e fevereiro, a folia de Momo não será representada somente nas ruas da cidade. Na Casa da Cultura de Teresina, os antigos carnavais serão relembrados com a exposição "Batuques, Confetes e Serpentinas", que reúne arquivo de artistas piauienses e faz homenagens a quem ajudou a construir a história das festas momescas. A abertura será na segunda-feira, dia 16, às 19h.


A exposição, que tem apoio da Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Monsenhor Chaves, tem curadoria de Ral e tem como objetivo retratar a originalidade dos antigos carnavais de Teresina com fotos, textos, reportagens e fantasias das escolas de samba, blocos, clubes e festas de rua. "O acervo é de material dos anos 40 até hoje. São mais de 300 fotos que mostram tudo sobre como era o carnaval na cidade, além de textos sobre história dos nossos personagens como João Borges, Bagana, Edimilson Jorge, Raspa, Maurílio de Araújo Lima, Zé Bico, entre outros", destaca Ral.


A exposição faz ainda homenagem a dois personagens marcantes do carnaval de Teresina: o carnavalesco Francisco Pereira Falazar, que também integra a mostra com figuras, fotografias e muitas peças carnavalescas; e Fernando Machado, que expõe seus bonecos gigantes para a Casa da Cultura.


No mês de fevereiro, a mostra será ampliada, com obras distribuídas na Biblioteca do São João e na Casa da Cultura, uma boa opção para quem quer saber mais sobre como eram os antigos bailes e festas de carnaval em Teresina.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais