Cidadeverde.com

Opala de Pedro II ganha mais valor com certificado de identificação

Imprimir
A opala piauiense passará a ter um maior valor agregado. As joias e pedras piauienses, produzidas na cidade de Pedro II, 195 km de Teresina, serão agora identificadas com certificado IG (Indicação Geográfica), concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A certificação é a mesma dada aos vinhos produzidos no Porto em Portugal, que garante a qualidade e as características únicas do local onde são produzidos.


Em 2011, a cidade ganhou o Centro Tecnológico de Artefatos Minerais de Pedro II (Cetam), espaço reformado pelo Governo do Estado. A escola está dotada de equipamentos para capacitação em lapidação e joalheria com tecnologias novas, dando condições para a produção de jóias e pedras em padrão internacional.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PI) contribui no processo de obtenção da IG. A instituição promoveu, através do Projeto Gemas e Joias, diversas capacitações e consultorias para que nenhuma exigência do INPI deixasse de ser atendida.
“A certificação é um marco para a cadeia produtiva da opala de Pedro II, pois as gemas e joias daquela região terão maior valor agregado, o que facilitará o acesso a novos mercados. A partir de agora, o trabalho do Sebrae será focado na divulgação e comercialização desses produtos”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

O Governo do Estado também tem incentivando a exportação da pedra através do Exporta Fácil, sistema do Correios que reduz a burocracia e facilita as vendas externas de produtos de micro, pequenas e médias empresas.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais