Cidadeverde.com

Produção de petróleo da Petrobras fecha ano de 2011 abaixo da meta

Imprimir
A produção de petróleo da Petrobras no Brasil atingiu média em 2011 de 2,021 milhões de barris por dia, ficando 3,7% abaixo da meta anual de 2,1 milhões, conforme antecipado em dezembro pelo presidente da estatal. 


Em 2011, paradas não programadas das plataformas entre julho e outubro afetaram o desempenho da empresa no Brasil, assim como alguns problemas técnicos e atrasos na entrega de plataformas, segundo entrevista de José Sergio Gabrielli à Reuters em dezembro.

Em 2010, a produção da Petrobras no Brasil também havia ficado abaixo da meta.

A produção de petróleo da Petrobras no ano passado cresceu somente 0,9% na comparação com 2010, de acordo com nota da estatal divulgada no final da noite de quinta-feira. 

Considerando petróleo e gás, a produção atingiu média em 2011 de 2,37 milhões de barris de óleo equivalente ao dia (boed) no Brasil, alta de 1,7% ante o ano anterior.

A produção média de petróleo e gás natural da Petrobras em 2011, no Brasil e no exterior, foi de 2,62 milhões de barris de óleo equivalente por dia, um aumento de 1,4% em relação à média de 2010.  

Para 2012, a Petrobras pretende adicionar novas unidades de produção que vão contribuir com capacidade adicional de 414 mil barris diariamente. Estão previstos para começar a operar os projetos Baleia Azul, piloto no pré-sal de Santos, com capacidade de produção de 100 mil barris por dia; Tiro Sidon, com 80 mil barris diários, e Tambaú, que produzirá somente gás natural na bacia de Santos.

No início de janeiro, a Petrobras anunciou aumento de 2,7% nas reservas provadas de óleo condensado e gás natural em 2011, na comparação com 2010.

Dezembro
A produção de petróleo da Petrobras no Brasil em dezembro somou 2,08 milhões de barris por dia, alta de 1,1% na comparação com novembro, mas queda na comparação com o mesmo mês de 2010, quando atingiu um recorde histórico de 2,121 milhões de barris.

A elevação da produção ante novembro se deu, particularmente, "pela entrada em operação de novos poços nas plataformas P-57 (Jubarte) e P-56 (Marlim Sul), ambas na Bacia de Campos, e do FPSO-Angra dos Reis, no campo de Lula, pré-sal da Bacia de Santos", disse a estatal. 

A produção de gás natural dos campos nacionais atingiu, em dezembro, 60,664 milhões de metros cúbicos por dia, um aumento de 5,3% em relação ao mesmo mês anterior. 

Somando os poços no exterior, a estatal brasileira produziu, em média, 2,72 milhões de barris equivalentes de petróleo e gás por dia em dezembro, aumento de 1,2% ante novembro.

Se excluídas as operações da companhia fora do Brasil, a produção foi de 2,47 milhões de barris por dia, volume 1,7% maior sobre o mês anterior. 

Fonte: Reuters
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais