Cidadeverde.com

Especialista critica Enem e sugere mais edições durante o ano

Imprimir
Especialista no Exame Nacional do Ensino Médio, Mateus Prado, criticou o novo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) que e afirmou “é um exame muito paulista e que tem errado bastante”. A declaração foi dada durante o telejornal Notícia da Manhã desta segunda-feira (23).

O educador avaliou que o gigantismo do Enem atrapalha a sua realização. "Desde que foi posto como requisito para entrar nas universidades, o exame tem errado bastante. Principalmente porque são milhões de pessoas fazendo a prova no mesmo dia", avalia.

Prado sugeriu que o exame seja realizado em mais etapas durante o ano. O maior problema citado por ele é a redação e diz que atualmente, existem 73 ações na Justiça que reclamam de erros na avaliação dos textos.

“A correção de uma redação é sempre subjetiva e geralmente nas últimas redações a pessoa que corrige já está cansada e dá uma nota melhor que nas primeiras. Por isso insisto que devemos ter mais etapas para que menos pessoas façam as provas de cada vez", declarou.

Regionalidade
O educador acrescentou que o exame pode prejudicar pessoas de outras regiões que não estejam no sudeste do país. “O Enem é muito paulista. Trazer coisas da vida cotidiana que deveria ser uma vantagem, pode atrapalhar o candidato. Por exemplo, um piauiense pode citar o b-r-o-bró ao falar sobre ondas de calor, mas o fato não será compreendido por um paulista que corrigir a prova”, citou.

Entretanto, Mateus prado compreende que o Enem continua sendo a melhor forma de ingresso na universidade. “O Enem não vai acabar com o abismo entre escola pública privada, mas tende a diminuí-lo. O importante é avaliar as competências e a habilidade. Já que o Ensino Médio é um depósito de conteúdos”, afirma.



Flash de Jordana Cury
Redação Carlos Lustosa Filho

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais