Cidadeverde.com

Pacientes de próteses de silicone importadas devem voltar ao médico

Imprimir
A Vigilância Sanitária do Estado do Piauí (Anvisa) está visitando clínicas e hospitais que realizam cirurgias de implantes mamários para verificar se foram utilizadas próteses das marcas francesa e holandesa, PIP e Rofil, respectivamente, que foram condenadas pelas entidades sanitárias mundiais, que recomendaram a remoção desses implantes.

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

De acordo com a diretora da Anvisa-PI, Tatiane Chaves, até o momento nenhuma prótese foi encontrada até o momento no Estado. “Os profissionais são bastante criteriosos, possuem todos os dados de suas pacientes e das próteses utilizadas, por isso não estamos tendo dificuldade alguma”, destacou. 

Desde abril de 2010, a Anvisa suspendeu a licença de importação de próteses da marca PIP. Antes disso, 34.631 unidades haviam entrado no país, destas 24.534 foram comercializadas e 10.097 foram recolhidas.  

Os pacientes que tiverem implantado alguma dessas marcas, deve procurar o seu cirurgião plástico ou mastologista para uma avaliação. A troca só será necessária após a avaliação do médico e ele aconselhar a substituição. 


“As pacientes que apresentar um processo inflamatório ou de ruptura e ao serem avaliadas por um profissional da área é que deverá fazer a troca”, enfatiza a diretora. 

No Brasil, 371 hospitais foram credenciados para fazerem essas cirurgias de troca ou remoção. No Piauí, apenas o Hospital São Marcos. “Acredito que não haja paciente aqui no Piauí, mas se houver, o hospital São Marcos está credenciado pelo Ministério da Saúde para fazer a cirurgia”, destacou Tatiana Chaves. 

Mais informações www.anvisa.gov.br.



Caroline Oliveira 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais