Cidadeverde.com

"Reeleição" e susto com fantasia na escolha dos Reis e Rainhas da folia

Imprimir
O ditado "Quem é rei nunca perde a majestade" foi a palavra de ordem da escolha dos reis e rainhas do carnaval 2012 de Teresina, que aconteceu no Jockey Club, neste sábado (28). A agitada festa, que marcou oficialmente a Folia de Momo na capital piauiense, teve direito a pequenos "sustos" por contas de fantasias que desafiaram algumas candidatas e culminou com a "reeleição" de três dos coroados na noite. 


Evelin Santos/CidadeVerde.com

Larissa Karielle Rodrigues de Moura,  Paulo Fagundes dos Santos,
José de Ribamar da Silva e Edilmar Sônia dos Santos
 


O concurso contou com a participação de cinco aspirantes a Rei Momo e onze à Rainha da terceira idade, enquanto seis disputaram a coroa de Rei Momo e oito belas mulheres sambaram muito para provar ser aquela que merecia ser reverenciada pelos foliões teresinenses este ano. 

Longevidade
Ao som da batucada do grupo Samba no Coreto, os primeiros a invadirem a passarela foram os jovens candidatos a reis da terceira idade. O senhor Francisco Rodrigues, de 66 anos, representou a comunidade do Promorar. Severino Ferreira da Silva, 63 anos, competiu pelo Itararé. Em seguida, Manoel Messias Gomes, 72 anos, vindo do povoado Taboca do Pau Ferrado, mostrou que, sendo o candidato nascido há mais tempo, tinha a experiência de 72 carnavais. Entretanto, quem roubou a cena foi o senhor José Ribamar da Silva, 71 anos, do centro da capital. Com seu passo puladinho e apressado, ele mostrou disposição e o know-how de quem já foi o detentor da coroa do concurso em 2008 e 2010. Fechando o bloco, foi a vez do senhor João Barbosa de Sousa, 68 anos, do povoado Santa Teresa, mas mesmo com a sua simpatia ele não conseguiu evitar o título  e o terceiro reinado do "seu" Ribamar. Ao ser questionado porque não pendura o sapato de samba, o tri-rei diz na lata: "Não vou desistir nunca. Só quando eu morrer". 


Francisco, Severino, Manoel,
José de Ribamar e José Barbosa 

As senhoras da terceira idade foram as seguintes na passarela e mostraram muita vivacidade e ousadia. Quem primeiro subiu ao palco foi a senhora Francisca Rodrigues, 64 anos, do Promorar, seguida de Maria Farias, 78 anos, a candidata mais idosa, do Deus Quer.  A terceira a entrar na disputa foi Antonia Maria Mota, 72 anos, do Dirceu I. Quem arrebatou a plateia foi a sehora Antonia Teixeira, 70 anos, do Renascença II. Vestida de branco com toda sua malemolência ela mostrou que o gingado era seu diferencial. 

Maria dos Remédios Chaves, 69 anos, foi a representante do Deus Quer. Pelo Itaperu entrou sambando na passarela a dona Teresa de Sousa, seguida por Maria Leite Sobrinho, 60 anos, da Água Mineral. Nailda Carvalho, 74 anos, mostrou que o povoado Salobro também tem samba - bem peculiar - no pé.


Francisca, Maria Farias, Antônia Maria,
Antônia Teixeira, Remédios, Teresa,
Maria Leite, Nailda, Quitéria,
Gracia e Sônia


Pelo Parque Piauí, apresentou-se a dona Quitéria Felicíssimo, 60 anos, e pelo Dirceu I, Gracia Vieira, de 62 anos. A veterana e ícone do samba do bairro Mafuá, Edilmar Sônia dos Santos, que reinou nos anos de 2004 e 2010, dançou miudinho e mostrou muito molejo, do alto de sua experiência de 73 anos, muitos dos quais dedicados ao carnaval. Ela conquistou o júri que lhe deu a coroa pela terceira vez. “Não tenho palavras. Vocês são maravilhosos. Obrigada, gente. Neste carnaval estarei toda ‘nos trinques’”, disse a rainha à plateia. 


Momo
Seis candidatos disputaram o cargo de Rei da Folia este ano: Francisco da Silva, 30 anos (Santa Luzia); Olário Tavares de Oliveira, 24 anos (São João); Miguel Ângelo da Silva, 25 anos (Vila Operária); Paulo Fagundes dos Santos, 40 anos (Porenquanto); Humberto Pequeno, 48 anos (Centro) e Fábio de Araújo, 29 anos (Monte Castelo). 


Francisco Antônio, Olário,
Miguel Ângelo, Paulo,
Humberto e Fábio
 

Quem conquistou a maioria dos votos dos jurados foi Paulo Fagundes, que já havia sido Rei da Limpeza em 2000 e Rei Momo em 2007. Até conseguir o cetro real, ele teve que vencer outra dificuldade. "Torci o pé direito às 17h. Mas na hora, com a emoção, você nem sente nada. O sangue sobe e você fica anestesiado", declarou. 

Beldades
A disputa da rainha 2012 foi bastante acirrada e sensual. Oito candidatas deram o seu máximo para serem escolhidas a personificação carnavalesca de Teresina. Deise Costa (22 anos, do Portal da Alegria) foi a primeira na passarela e mostrou muita simpatia e porte dignos da majestade do samba. Ana Paula Martins (21 anos, Três Andares) ousou na fantasia com pintura corporal e arames para sustentar seu belo corpo. 


Deise, Ana Paula,
Carla Polyanna e Henrieth 

Carla dos Santos (25 anos, Marquês) foi a terceira a mostrar seu remelexo e saracotear em um modelo de pedrarias. Henrieth Solara (24 anos, Santa Maria da Codipi) era, entre as candidatas, a que levou maior torcida. Ela fez uma apresentação bastante sensual com uma fantasia mínima, que por vezes derrapou em suas curvas. 

Hellen Trindade (20 anos, Porenquanto) levou graciosidade e um samba bastante seguro ao palco. Já Shayanny Lima (24 anos, São Joaquim), que virou mamãe recentemente, iluminou o salão do Jockey Club com seu sorriso e simpatia. A representante do bairro Nova Teresina, Carla Danielle (25 anos), veio a seguir com as cores do Brasil. 


Hellen, Shayanny e Carla Danielle

A última a se apresentar foi Larissa Karielle de Moura (19 anos, Vermelha). Com bastante firmeza, a jovem mostrou que tinha muito samba no pé e, mesmo quando seu bustiê soltou revelando seus seios, não deixou a peteca cair. Ela mostrou muita desenvoltura e acabou arrebatando os jurados, que elegeram-na a Rainha do Carnaval 2012. 


Larissa Karielle


 

Ao ser questionada se ficou nervosa quando o episódio com sua fantasia aconteceu, Larissa disse que não. "Eu não via nada. Senti que soltou atrás, mas não fiquei nem um pouco nervosa. Foi uma disputa difícil com meninas muito talentosas. Agora quero fazer o melhor para representar bem o Carnaval de Teresina", finalizou.

 


Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais