Cidadeverde.com

Pré-candidatura de Rejane causa racha em mulheres petistas

A pré-candidatura de Rejane Dias à prefeitura de Teresina causa racha entre as mulheres petistas. Na própria legenda há militantes que estão do lado da deputada estadual e outras que não querem que ela concorra ao pleito deste ano e defendem a aliança petista com o atual prefeito Elmano Férrer.

O apoio à Rejane Dias está sendo manifestado através de um cartão onde constam o nome de petistas como a vereadora Rosário Bezerra, a mãe de Francisca Trindade, Lídia Trindade e a Diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Sasc, Rosângela Sousa. Elas subentendem seu apoio ao se pronunciarem "a favor da candidatura própria".

Do outro lado, um grupo que tem como integrante Socorrinha do PT e Andrea Barros, elas organizam um ato político contra a candidatura da deputada. Segundo um manifesto enviado à imprensa, "as mulheres petistas questionam a postura do Senador Wellington Dias que vem impondo a candidatura de sua mulher (...). Esse debate coloca no centro do PT, além do combate a oligarquia, um processo social de desconstrução da luta das mulheres petistas, que nunca foram forjadas por seus  maridos e menos ainda por governos".

O documento lista ainda 13 pontos que justificariam o fato de não se aceitar a candidatura de Rejane Dias em favor do nome do prefeito Elmano Férrer:

1) Não à oligarquia na política e no PT;
2) Desrespeito às bases do partido;
3) Imposição política familiar do nome de Rejane Dias pelo senador  Wellington Dias;
4) Desconstrução da história das mulheres petistas;
5) Desrespeito às instâncias internas do partido;
6) Democracia não rima com oligarquia;
7) Candidata sem história de luta política partidária;
8) Fortalecimento de um único grupo interno em detrimento dos demais agrupamentos;
9) Enfraquecimento das lutas políticas das mulheres petistas;
10) Retrocesso para as bandeiras históricas das mulheres petistas;
11) Reprodução do patriarcalismo nas relações familiar;
12) Lugar de Mulher é na Política! Mas não nesse modelo imposto pelo Senador Wellington Dias;
13) Na luta das mulheres nossa maior bandeira é a afirmação da emancipação feminina e não das velhas práticas oligarcas.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais