Cidadeverde.com

Fiepi denuncia abandono, sucata e lixo no Distrito Industrial de Teresina

Imprimir
A Federação das Indústrias do Estado do Piauí - Fiepi - e os sindicados filiados denunciam a situação do Distrito Industrial de Teresina, no bairro Saci, zona Sul. Eles cobram a revitalização do espaço, que tem suas ruas invadidas por lixo e sucata, além da falta de iluminação, saneamento, distribuição de água e outros problemas que colocam em risco o trabalho no local. 

Fotos: Fiepi


O industrial Humberto Cronemberger fez um levantamento da situação dos Distritos Industriais I e II e constatou os problemas. Entre as preocupações está o risco de incêndios, como um já ocorrido há alguns anos. Falta ligação dos hidrantes com a caixa d´água para o trabalho dos bombeiros. A situação fez o Corpo de Bombeiros também suspender, segundo o relatório da Fiepi, o fornecimento de licenças de segurança para o local. Isso impede os empresários de participarem de licitações. 

Outro fato grave foi registrado na rua I do Distrito Industrial I, para onde carroceiros passaram a levar entulhos. Sucatas de veículos também ocupam uma área que deveria servir apenas para a atividade industrial. 


Uma empresa que fabrica peças de lingerie teria procurado o local em 2011 para instalar uma unidade fabril e encontrou dificuldades. De acordo com a Fiepi, a fábrica foi anunciada recentemente para Maranguape, no Ceará. 

Os industriais reclamam da extinção da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Piauí - Codipi -, criada para administrar e fiscalizar as atividades na área. “Depois que a Companhia foi extinta não temos a quem recorrer”, diz o madeireiro João Batista Cronemberger Filho, que mantém sua fábrica no local há 28 anos. Os empresários aguardam pela criação do Conselho da Indústria - Codin - aprovado na lei número 6.138, de dezembro de 2011, e querem que o mesmo seja gerido por industriais para que o órgão tenha legitimidade.


Presidente da Fiepi e vice-governador do Piauí, Antonio José de Moraes Souza Filho defende uma ação conjunta entre Estado e Prefeitura para revitalizar o local. “O momento não é de apontar responsabilidades pelo agravamento da situação do Distrito Industrial. Temos que trabalhar juntos porque da forma que está, perde o Estado e Prefeitura, pois ficam sem argumentos para convencer empresários a instalar seus empreendimentos em Teresina. Nenhum empresário vai querer investir onde não conta com uma estrutura mínima”, argumenta Zé Filho, que defende um condomínio para a administração da área.


Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais